Foram descobertos na Lourinhã cascas e ovos completos de crocodilos mais antigos do mundo, anunciou esta quarta-feira a agência Lusa. De acordo com João Russo, um dos autores do estudo, estes crocodilos viveram durante o Jurássico Superiores e são os avós dos crocodilos atuais. Esses ovos foram encontrados em 2012 na praia de Paimogo, no mesmo sítio onde nos anos 90 foram encontrados alguns ovos de dinossauro com sete centímetros. Os investigadores, pertencentes ao Museu da Lourinhã, publicaram o estudo na Plos One.

Foi a análise de microscópico feita um ano depois, em 2013, que permitiu aos cientistas confirmar que “a estrutura da casca do ovo era completamente diferente da dos ovos de dinossauro e muito semelhante a ovos de crocodilo tanto fósseis como atuais”. E concluíram ainda que “a evolução em 150 milhões de anos [dos ovos de crocodilo] foi muito pouca e os ovos praticamente mantêm-se inalterados”. Os ovos mais antigos que tinham sido descobertos até agora estavam no Texas e eram de há 140 milhões de anos (Cretácio Inferior).

Os ovos de crocodilo estão agora no Museu da Lourinhã, conhecida por ser a “Capital dos Dinossauros”. Em 1993 foram lá encontrados os maiores e mais antigos ninhos com embriões de dinossauros conhecidos até à época. Este “é mais um testemunho de que a Lourinhã é extremamente rica em termos de fósseis do Jurássico Superior e é uma referência a nível mundial”, afirmou o investigador à agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR