Quando se recebem convidados em casa, a dança é quase sempre a mesma. Primeiro pedem-se os casacos, depois oferece-se algo para beber. Manuel Amaral Netto é um dos muitos portugueses que gosta de abrir as portas aos amigos. É também designer de produto e fã assumido de objetos, por isso teve a ideia de casar tudo e criar uma marca em torno do conceito de hospitalidade.

A UTIL nasceu no início do ano e reúne mobiliário e acessórios de decoração, “objetos que povoam a nossa casa e que ganham outro sentido quando os usamos com os amigos”, diz Manuel Amaral Netto. Designer de cinco das peças iniciais — para já são oito — quis construir a primeira coleção como quem abre a porta de casa e vai entrando. Por isso há um bengaleiro que tem também uma prateleira a meia altura onde se podem largar as chaves e o correio, um conjunto de um jarro e dois copos para oferecer algo para beber ou ainda um banco de madeira que tão depressa está encostado à parede, porque tem um lado do tampo cortado, como pode ser puxado para acomodar um convidado extra ou até servir de mesa de apoio.

O banco “Oyster”, feito em freixo maciço, tão depressa pode estar no meio da sala como encostado à parede, porque tem um dos lados do tampo cortado. © Nuno Sousa Dias

Da entrada da casa para a mesa, da primeira coleção fazem também parte uma fruteira, um candeeiro suspenso, um centro de mesa e um minibar que anda sobre rodas e por isso pode ser trazido para o centro da conversa. Objetos sociais, nacionais e ao mesmo tempo internacionais, uma vez que para pôr a marca de pé, Manuel Amaral Netto olhou ao mesmo tempo cá para dentro e lá para fora.

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“Quis convidar alguns designers europeus que fui conhecendo para desenhar as peças, e ao mesmo tempo desafiar parceiros específicos para as produzir em Portugal”, conta o fundador da marca. “Em Portugal temos alguma capacidade industrial, por isso a primeira fase da UTIL foi mesmo recolher a indústria presente no país — foi um ano praticamente só a perceber o que existia.”

O minibar e o bengaleiro foram feitos numa serralharia em Rio de Mouro, por exemplo, a fruteira em Alcobaça (ou não fosse a cidade conhecida pela cerâmica), os copos em vidro soprado da Marinha Grande. “São tudo peças facilmente feitas uma a uma mas também rapidamente industrializadas”, diz Manuel Amaral Netto. “Isso era importante para o lançamento da marca.”

O jarro e os dois copos foram feitos pela dupla Relvão Kellermann, de Munique, e vêm com um tabuleiro de chapa zincada. “A parte curiosa”, diz o fundador da marca, “é que o jarro não tem orientação, a água sai pelos dois lados”. © Nuno Sousa Dias

Apresentada em janeiro na Maison et Objet de Paris, uma das mais importantes feiras de design e decoração do mundo, a UTIL acaba de inaugurar a sua loja online e no final deste mês vai abrir uma pop-up store no atelier, onde as peças estarão a preços de revenda (de 75€ a 340€). Quem estará lá para abrir a porta? Manuel Amaral Netto, pois claro.

A coleção completa. © Nuno Sousa Dias

Nome: UTIL
Data: 2017
Pontos de venda: Loja online e pop-up store no atelier da marca (Rua de Pedrouços, 37 B, armazém 6, Lisboa) entre 22 e 31 de março.
Preços: 75€ a 340€.

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