George Smiley, um dos personagens mais emblemáticos da obra do escritor britânico John Le Carré vai regressar ao fim de 25 anos num novo livro a publicar no outono, disse a editora Viking.

O livro “A Legacy of Spies” vai chegar às livrarias no próximo dia 7 de setembro e recupera o célebre espião da Guerra Fria, personagem central de vários romances de John Le Carré.

De acordo com a Viking, editora filial da Penguin Random House, o novo livro de Jonh Le Carré, 85 anos e antigo membro dos serviços de informações britânico, incluiu todos as restantes figuras relacionados com Smiley, considerada a personagem mais importante criada pelo escritor britânico.

Segundo a editora, na obra vai surgir o “protegido” de Smiley, Peter Guillam, com uma idade avançada e retirado numa quinta na zona da Bretanha, em França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No novo romance, Peter Guillam é chamado a Londres onde é submetido a um interrogatório por alguns erros cometidos no passado.

Ao anunciar o lançamento do novo livro, a Viking assinala que a história vai misturar o passado e o presente numa trama “engenhosa e tão emocionante” como as anteriores da série Smiley: “O Espião que saiu do frio” (1963), “Rei, Capitão, Soldado, Espião” ou “A Toupeira” (1974).

Além dos filmes sobre a obra de Le Carré, destaca-se a série da BBC exibida nos anos 1970 com o ator britânico Alec Guiness no papel de George Smiley.

A editora anunciou igualmente que as 21 obras de Le Carré vão passar a figurar na coleção “Clássicos Modernos” da Penguin.

John Le Carré, pseudónimo de David Jonh Moore Cornwell, foi professor de francês e alemão no colégio privado de Eton, Reino Unido, altura em que começou a trabalhar como agente do MI5, em 1958.

Todos os livros de John Le Carré estão publicados em Portugal.