Com o objetivo de permitir que qualquer pessoa de nacionalidade portuguesa tenha uma verdadeira oportunidade para perseguir o seu sonho empreendedor, a organização sem fins lucrativos Acredita Portugal está focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional.

A história do arranque desta organização remonta a 2008. José Miguel Queimado defendia a necessidade de se combater a crise psicológica que afetava o país, tão grave ou mais, do que a crise económica, como o próprio defendia. A oito de agosto desse ano, o então jovem consultor reuniu com um grupo de amigos do liceu para criar a então “Sonho Alcançado”, hoje conhecida como “Acredita Portugal”. Os fundadores acreditam nos portugueses e em Portugal e assim se começou a dar rumo ao sonho.

No dia seguinte à criação da associação, José Miguel Queimado viajou até Caminha onde iria começar uma maratona de 800 quilómetros, a terminar em Sagres, em apenas 15 dias, com o objetivo de conhecer os sonhos dos portugueses, despertar as suas ideias e criatividade e passar-lhes uma mensagem de otimismo.

Daí à realização da primeira edição dos concursos de empreendedorismo da associação foi um pequeno passo, correspondente aos anos de 2010 e 2011 onde foram inscritas 706 ideias empreendedoras. O crescimento tem sido exponencial e na sétima edição do concurso, este ano designado “Montepio Acredita Portugal”, foram aceites 12.983 candidaturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as start-ups de sucesso que passaram pela Acredita Portugal estão a FollowPrice, a Dr. Gummy, o Impactrip, a Zercatto e a Meia Dúzia, entre muitas outras.

São muitos os parceiros que tornam possível a realização deste concurso, como é o caso da Caixa Económica Montepio Geral que se apresenta como main sponsor da iniciativa. Para João Lopes Raimundo, administrador da CEMG, “o Programa Acredita Portugal é considerado o maior concurso de empreendedorismo a nível nacional e o segundo maior do mundo que tem como objetivo premiar os melhores projetos e ensinar todos os portugueses no desenvolvimento das suas ideias. Estarmos envolvidos num projeto de grande dimensão como o ‘Acredita Portugal’ nos próximos três anos é uma decisão estratégica que irá, por um lado, reforçar o nosso posicionamento de Banco da Economia Social e do Empreendedorismo Social em Portugal, e por outro, colocar-nos enquanto entidade de referência dentro deste ecossistema de empreendedorismo. Para a edição deste ano, foi criado o Prémio Montepio na categoria de Empreendedorismo Social, cujo parceiro é o Impact Hub Lisbon que permitirá uma incubação de 6 meses para todos os finalistas deste grupo”.

Vencedores conhecidos em junho

Nesta edição, entre as várias categorias destacaram-se as 1.427 ideias de negócio na área de comércio e retalho, as 1.283 propostas na categoria de indústria de alta tecnologia e as 1.264 na área da restauração. A categoria de economia social contabilizou por sua vez 589 candidaturas, um número bastante positivo para a CEMG. Em relação aos prémios, são mais de 500 mil euros a distribuir pelos participantes. Os prémios são dados sob a forma de bolsa de serviços que irá ajudar em todas as despesas de arranque das start-up.

Qualquer pessoa pode concorrer desde que tenha uma ideia de um negócio. Não importa o sexo, a idade, ou se não teve formação prévia na área de empreendedorismo: neste concurso, são as ideias que contam.

O concurso de empreendedorismo “Montepio Acredita Portugal” permite aos vencedores contactarem com mentores, especialistas e investidores. Os melhores projetos têm ainda acesso a um programa de aceleração de start-up.

Neste momento, os concorrentes estão a preparar o plano financeiro das suas ideias de negócio e a trabalhar nas componentes “Plano de Trabalho”, “Receitas”, “Custos” e “Investimento” que são particularmente decisivas para os empreendedores uma vez que permitem perceber se os projetos são viáveis. O mesmo será avaliado pela Associação Acredita Portugal em meados de março, sendo os resultados comunicados no próximo dia 28.

Os projetos foram desenvolvidos online, através da plataforma educativa “Dreamshaper”, uma aplicação que permite acompanhar cada concorrente passo a passo até à conclusão do plano de negócios a implementar.

Seguem-se as fases de preparação do pitch, cuja apresentação decorrerá na sede da Microsoft, em Lisboa; pré-aceleração e mentoring, estando a avaliação final agendada para o final de maio. A divulgação dos vencedores acontecerá na Gala de Entrega de Prémios no dia 2 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Através desta iniciativa, a associação já apoiou 56.196 projetos e foram desenvolvidos 7.742 modelos de negócio.