Uma pessoa morreu esta quinta-feira em Mancelos, concelho de Amarante, distrito do Porto, na sequência de uma explosão numa fábrica de pirotecnia, disse à Agência Lusa uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A explosão aconteceu por volta das 11h15 desta manhã.

A vítima mortal tinha experiência e residia no concelho de Felgueiras, informou a proteção civil. Hélder Ferreira, comandante da proteção civil concelhia de Amarante, disse aos jornalistas não haver mais vítimas do acidente. “O homem, com cerca de 50 anos, estava a trabalhar sozinho num paiol”, explicou.

Em declarações à entrada da empresa, o comandante disse que a explosão aconteceu cerca das 11:15 e foi ouvida a vários quilómetros. Do rebentamento resultaram danos nos paióis mais próximos e numa viatura. Questionado sobre se a empresa, situada no lugar de Pidre, reunia condições para exercer aquela atividade, Hélder Ferreira referiu que se trata de uma unidade recente e que, segundo a informação recente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, “cumpre com as medidas de autoproteção”.

“Está inclusive programado um exercício, um simulacro para esta empresa. É de facto uma unidade nova e foi instalada cumprindo todas as regras”, declarou. No local do acidente encontra-se uma equipa da PSP a proceder à avaliação do que ocorreu. Só depois de conhecidos os resultados é que será determinado se a pirotecnia reúne condições para retomar a sua atividade, acrescentou o representante da proteção civil concelhia. Na empresa trabalham cerca de 20 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR