Criada com o intuito de promover o rápido desenvolvimento e integração de novas tecnologias no grupo em que se insere, a Tamo é a nova submarca criada pela indiana Tata, em cuja órbita gravita ainda a Jaguar e a Land Rover. Para se lançar no mercado com uma maior visibilidade e projecção, decidiu apresentar como primeiro modelo um aspiracional (para os padrões indianos) coupé a produzir em pequena escala, e com serviços associados poucos comuns no seu mercado natal, a que se seguirão outros de maior abrangência.

Novidade é ainda o facto de o CEO da marca, Gunther Butschek, não pôr de parte a comercialização na Europa de um modelo originalmente desenvolvido a pensar no mercado indiano, e que a seu favor não deixaria de ter, seguramente, o sempre determinante factor preço.

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Assente numa inédita plataforma modular do tipo sandwich, composta por vários materiais, e denominada MoFlex, o Racemo é um coupé de dois lugares com 3.835 mm de comprimento, 1.810 de largura, 1.208 mm de altura e 2.430 mm de distância entre eixos, desenhado pelo centro de estilo que a Tata detém em Turim. O motor de três cilindros construído em alumínio, com turbocompressor e 1.198 cc de capacidade, está montado em posição central, transmitindo às rodas traseiras, através de uma caixa manual de seis velocidades, os seus 190 cv e 210 Nm – suficientes para que os 0-100 km/h sejam cumpridos na casa dos 6,0 segundos.

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As suspensões são por triângulos sobrepostos em ambos os eixos, sendo visíveis, atrás das jantes de 18”, os discos de travão existentes nas quatro rodas. Além da versão “civil”, o Racemo contará com uma versão de competição (de seu nome Racemo+) e será, também, o primeiro automóvel indiano a ser disponibilizado pela plataforma de jogos Forza Horizon 3, da Microsoft.

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Muito mais não foi adiantado pelo fabricante indiano acerca da sua criação, a não ser que conta com uma evoluída tecnologia de conectividade, desenvolvida pela Microsoft, que inclui navegação, manutenção preditiva e actualizações remotas através de uma ligação wireless.