Três empresas inovadoras portuguesas — a Biomimetx, Perceived3D e a Bluemater — foram distinguidas pelo programa Horizonte 2020 e vão receber entre 1,3 milhões e 2 milhões de euros em financiamento comunitário.

A informação foi avançada em comunicado de imprensa da Comissão Europeia sobre os resultados do programa Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que distinguiu mais 71 pequenas e médias empresas de 22 países.

Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e responsável por este instrumento financiado pelo Horizonte 2020, disse que “os resultados confirmam que este instrumento é, assumidamente, a melhor porta de entrada para as PME no Programa Horizonte 2020”.

No espaço de dois anos, este instrumento já financiou mais de 60 PME portuguesas inovadoras com mais de 13 milhões de euros. Estou certo de que estes resultados constituem um desafio para outras PME portuguesas arriscarem e concorrerem a este instrumento que oferece grandes oportunidades. Com o apoio do Horizonte 2020, a UE ajuda as PME inovadoras, fundamentais para a criação de novos postos de trabalho, mais investimentos e maior crescimento económico em Portugal”.

Nesta fase, as empresas distinguidas podem receber até 2,5 milhões de euros em financiamento europeu (5 milhões se os projetos forem na área da saúde). Desde o lançamento do programa a 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas 641 PME para financiamento ao abrigo da Fase 2 do Instrumento PME, 8 das quais portuguesas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem são as três empresas?

A Biomimetx, SA, de Cantanhede, descobriu recentemente uma bactéria única que excreta elevados níveis de moléculas que podem ser utilizadas como antimicrobianos e algicidas naturais através de um processo otimizado de fermentação que a empresa patenteou. A sua aplicação será útil nas tintas anti-incrustantes utilizadas, por exemplo, nas embarcações, pelo que constitui uma solução inovadora para o crescimento azul (1,39 milhões de euros de financiamento).

A Perceived3D, de Coimbra, especialista em tecnologia que permite soluções de software de imagiologia avançadas para assistir e guiar os cirurgiões durante procedimentos cirúrgicos pouco invasivos. A PME portuguesa irá especializar a sua tecnologia para procedimentos por artroscopia do joelho e da anca, oferecendo a primeira solução eficaz de artroscopia na Cirurgia Ortopédica Assistida por Computador (1,30 milhões de euros de financiamento).

· A Bluemater, SA, do Porto, apresenta um projeto que agrega os componentes encontrados em águas residuais altamente concentradas para alimentar microalgas que crescem especialmente rápido por transformarem o amónio e os fosfatos em proteínas e outros materiais orgânicos. Desde 2008, a PME tem vindo a desenvolver este conceito desafiador para o tornar num sistema comercial viável para o tratamento de águas residuais em aterros sanitários e na própria indústria (2,03 milhões de euros de financiamento).