A ministra da Administração Interna realçou este sábado que o Governo vai investir em equipamento de proteção pessoal e no parque automóvel da PSP, durante a cerimónia que assinalou o 150º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP.

Durante a cerimónia que assinalou um século e meio do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, realizada no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, Constança Urbano de Sousa defendeu a necessidade de “apostar numa polícia mais capaz, bem preparada e equipada para desenvolver a sua missão”.

Nesse sentido, lembrou que a lei de programação de infraestruturas e equipamentos nas forças de segurança, publicada recentemente, permitirá programar um investimento cerca de 454 milhões de euros até 2021.

“Neste momento, em 2017, já estamos a preparar e a lançar mesmo procedimentos para a aquisição de equipamento de proteção individual, que essa foi a nossa primeira prioridade, a segurança dos nossos polícias, mas também viaturas”, referiu a ministra, depois de o Comandante Metropolitano, Jorge Maurício, ter referido no seu discurso o mau estado geral do parque automóvel da PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho consciência de que o parque de viaturas da PSP tem necessidade de renovação e, por isso, já estamos a lançar procedimentos neste domínio, mas também a melhoria das infraestruturas para proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos polícias, para que possam desempenhar a sua nobre missão de forma mais eficiente e de forma ainda mais emprenhada”, acrescentou Constança Urbano de Sousa.

A ministra da Administração Interna anunciou na terça-feira, no Parlamento, que Lisboa é o distrito com mais intervenções previstas no investimento que o Governo vai fazer em equipamentos da GNR e da PSP, num programa em que quase todos os comandos distritais da polícia sofrem intervenção.

O distrito de Lisboa vai receber 22 intervenções, quatro em equipamentos da GNR e 18 da PSP, revela um documento do Governo distribuído aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde a ministra da Administração Interna foi ouvida.

Em Lisboa, há duas obras consideradas prioritárias na GNR: o Comando de Lisboa e o Destacamento de Sintra.

Das 18 intervenções em unidades da PSP, sete têm a máxima prioridade, nomeadamente as instalações na Rua José Estevão, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, a esquadra de Benfica, a esquadra de São Domingos de Benfica, a divisão de Penha de França, a divisão policial de Cascais e a da Amadora, refere o documento do ministério da Administração Interna.

Na lista de investimentos a fazer em edifícios das forças de segurança, segue-se o Porto com um total de 19 intervenções previstas e Açores e Setúbal com nove.

Com oito intervenções previstas, estão Aveiro, Faro e Leiria, revela o documento.

Das obras previstas em comandos distritais da Polícia de Segurança Pública, apenas os de Aveiro, Castelo Branco e Viseu não têm qualquer intervenção planeada, estando também previstos investimentos nos comandos metropolitanos do Porto e de Lisboa e nos comandos regionais dos Açores e da Madeira.