Os sociais-democratas do SPD, liderados por Martin Schulz, igualaram o partido de Angela Merkel numa sondagem divulgada neste sábado, um sinal de que a chanceler alemã não terá tarefa fácil em conseguir garantir um quarto mandato à frente da maior economia europeia.

O ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, já conseguiu fazer subir as intenções de voto no SPD em dez pontos percentuais desde janeiro, altura em que foi nomeado para desafiar Angela Merkel como candidato de centro-esquerda. Merkel, pelos conservadores da CDU, estagnou nos 33% das intenções de voto — ao passo que Schulz e o SPD subiu um ponto percentual para esse mesmo patamar.

Os dois partidos integram a “grande coligação” que tem governado a Alemanha nos últimos três anos e meio. Mas o SPD quer recuperar a liderança do Governo, já que hoje é apenas um partido menor da coligação governativa. A ambição de Schulz é ter votos suficientes para formar uma coligação com os Verdes (7% das intenções de voto) e, se for necessário, com a esquerda radical (8%).

A sondagem, que é da responsabilidade da empresa Emnid e é citada pela Reuters, mostra que está em queda o partido nacionalista Alternativa para Alemanha (AfD). As intenções de voto desceram dois pontos para 8%, o que, ainda assim, será suficiente para garantir a entrada de deputados do partido para a Câmara Baixa do Parlamento alemão.

As eleições estão previstas para finais de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR