O inventor da World Wide Web (WWW), Tim Berners-Lee, revelou a sua preocupação em relação às fake news, as notícias falsas que considera estarem a criar um “efeito arrepiante” na liberdade de expressão. Um dos problemas, indica numa carta aberta, é o facto de a informação poder ser obtida através de vários sites que são pagos ao clique.

“A internet proporciona que estes sites nos mostrem conteúdo no qual eles pensam que vamos clicar”, escreve Berners-Lee ao referir que essa informação (as fake news) são apenas algo que aparenta ser surpreendente, chocante ou criado apenas para apelar a que as pessoas partilhem e cliquem no tópico em questão.

O criador da WWW chama à atenção de que “apesar do uso de dados científicos e exércitos de bots, quem tiver más intenções pode enganar o sistema levando-o a espalhar informação errada para ganhos a nível financeiro e político”. Berners-Lee acrescenta ainda que os governos estão a utilizar informação em massa para “contornar” a lei, levando a que alguns bloggers e dissidentes sejam presos e mortos em regimes mais repressivos.

Estes problemas “criaram um efeito arrepiante no discurso livre e impedem que a internet seja utilizada como um espaço para explorar tópicos importantes, tais como problemas de saúde mais sensíveis, sexualidade ou religião”, diz Tim Berners-Lee.

O responsável por uma das maiores invenções da atualidade aproveitou a carta aberta para criticar, também, os grupos políticos que se aproveitam destas situações para divulgarem mensagens aos eleitores. Berners-Lee ainda apelou a que grandes empresas tecnológicas, como a Google e o Facebook, apostassem ainda mais nos reforços contra as fake news.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR