Rádio Observador

Bugatti

Pronto para zarpar? Eis o Bugatti Chiron dos mares

Tal como outras marcas de luxo, também a Bugatti decidiu deixar terra firme e aventurar-se nos oceanos. A bordo de uma embarcação rápida, hiperluxuosa e capaz de atingir 44 nós: o Niniette 66.

Autor
  • Francisco António

Marca automóvel famosa pelos seus superdesportivos luxuosos e exclusivos, a Bugatti decidiu aventurar-se num ambiente totalmente distinto do habitual, como é o dos sete mares. Neste caso, através de uma parceria celebrada com o não menos conceituado fabricante de iates Palmer Johnson, da qual resultou uma impressionante lancha rápida.

Baptizada com o nome de Niniette 66, esta embarcação inspira-se nas icónicas propostas do construtor automóvel francês não somente no design e no luxo, mas também nas prestações – a começar por uma velocidade de ponta de 44 nós, marca considerável sobre a água (equivalente a 81,5 km/h). Ainda assim, este valor fica um pouco abaixo do que aquilo que consegue o novo Chiron, que só não passa dos 420 km/h porque a isso está limitado.

Os 20 metros de comprimento do Niniette 66 ofuscam o Chiron mas, curiosamente, estes dois produtos estão bastante próximos no que respeita às linhas gerais e à potência

Com cerca de 66 pés (pouco mais de 20 metros) de comprimento, ou seja, maior do que os 4,54 metros do Chiron, esta nova aventura da Bugatti começou a ser trabalhada há já alguns anos, mais concretamente em 2015, após um encontro entre os dois fabricantes. Deste resultou a intenção de produzir algo totalmente novo, que se assumisse como a derradeira experiência sobre a água.

No entanto, e ao contrário do que se poderia esperar, o resultado final não inclui o fantástico W16 8,0 litros quadriturbo com 1.500 cv de potência que equipa o último dos Bugatti, ou até mesmo outro qualquer componente mecânico que faça parte do automóvel. Pelo contrário, o Niniette 66 opta por um típico motor marítimo MAN V8 com uma potência que varia entre os 1.000 e os 1.200 cv, com a propulsão a ser assegurada através de jactos de água MJP. Sendo que, com um calado de apenas 4 metros, esta lancha pode deslocar-se sem problemas, mesmo em águas mais rasas.

Já no interior da embarcação, um volante genuinamente Bugatti, na linha do design exterior, é a principal referência ao construtor automóvel francês, isto num barco em tudo o resto é Palmer Johnson. O que, assinale-se, não será propriamente mau, já que este fabricante é também conhecido pelo luxo e excelência que exibe nas suas embarcações.

O desafio era criar uma experiência de luxo, estilo sofisticado e qualidade sem precedentes. Pensado para os proprietários do futuro, o Niniette 66 certamente contribuirá para elevar as suas expectativas em termos de vida a bordo”, afirma a Palmer Johnson, em comunicado.

Este Bugatti dos mares conta, entre outros atributos e em pleno deck, com um jacuzzi, um espaço para banhos de sol, um bar de champanhe e duas “áreas sociais” nas laterais do convés. Já para não falar na existência de uma espécie de lareira (!), no espaço entre o jacuzzi e os bancos dianteiros – algo que dificilmente conseguiríamos ver num Chiron.

As semelhanças entre o Bugatti de estrada e de mar são evidentes nestes esboços preliminares

Longe dos olhares indiscretos, ou seja, abaixo do deck, um espaçoso salão, com um quarto principal contíguo, tudo construído em materiais de excepcional qualidade e preço, como a pele, alumínio, fibra de carbono, madeira polida, mármore, além de muitos elementos que fazem parte da marca Bugatti.

Ainda relativamente à embarcação, o casco está concebido como se fosse um trimarã, com um corpo central e dois flutuadores laterais, que ajudam à estabilidade e amortecimento, mesmo quando a altas velocidades. Especificamente para aqueles que preferem lanchas com outras bitolas, a Palmer Johnson tem já previsto replicar a fórmula com outros comprimentos de casco, de 50 e 80 pés, ou seja entre 15 a 24 metros.

Quanto ao preço, apenas uma certeza: será, inquestionavelmente, um número com muitos zeros. Até porque se tratará de uma edição limitada a 66 unidades, pelo que o Niniette 66 não deverá andar longe dos 2,4 milhões de euros exigidos pelo Chiron.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)