O treinador do Benfica mostrou-se confiante numa boa resposta da equipa ‘encarnada’ frente ao Belenenses, no jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol, após a eliminação na Liga dos Campeões frente ao Borussia Dortmund.

Na antevisão da partida com os ‘azuis’, Rui Vitória lembrou que é preciso ultrapassar a goleada sofrida na Alemanha, por 4-0, em nome dos “objetivos para conquistar” esta época, ou seja, o inédito tetracampeonato e a Taça de Portugal.

“Queremos ganhar todos os jogos, mas ao não ter acontecido é preciso ter cabeça fria e saber que há mais vida pela frente. Sei como os jogadores reagem e o que mais queremos é que o jogo venha para jogarmos em casa e com o nosso público”, afirmou o treinador do Benfica, na conferência de imprensa, no Estádio da Luz.

O desempenho dos tricampeões nacionais em Dortmund foi alvo de críticas durante os últimos dias, mas Rui Vitória reiterou a sua tranquilidade, vincando que não mudaria muito em relação à estratégia adotada na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vejo as criticas sempre como forma de aprendizagem, mas isso não me abala. Não são as criticas que me vão tirar o sentido do trabalho, da mesma forma que oiço elogios e recebo-os, mas passo à frente. Se fosse fácil chegar aos quartos de final ia lá muita gente. Não nos dá conforto nenhum porque queremos chegar lá mais vezes, mas há que perceber estas questões”, disse.

O técnico ‘encarnado’ admitiu ainda que o erro também pode fazer parte da sua atividade: “Não estamos livres de errar, mas a visão do treinador é completamente diferente. Perante o que foi o jogo e as condições do adversário, hoje faria praticamente a mesma coisa com os jogadores que tinha à disposição.”

Recusando um cenário de sequelas psicológicas sobre os seus jogadores pela eliminação das provas europeias, Rui Vitória aproveitou para enaltecer o percurso internacional do Benfica nas últimas duas épocas.

“Foi uma caminhada dentro do que podíamos fazer e que temos sentido como algo muito favorável. Não estamos satisfeitos e nem resignados, queremos lá voltar para o ano. Não recusámos qualquer competição, olhámos todas com uma grande vontade de ganhar”, referiu.

Em relação ao embate com o Belenenses, o treinador do Benfica elogiou o crescimento do rival lisboeta, mas vincou a vontade de triunfar: “É um jogo que queremos ganhar, contra um adversário que tem feito uma campanha de qualidade, com processos mais assimilados, e que acrescentou jogadores que deram mais qualidade. Espero um jogo difícil.”

Paralelamente, Rui Vitória evitou fazer comparações com o momento de maior fulgor do FC Porto, que subiu provisoriamente à liderança da I Liga e que irá defrontar na 27ª jornada.

“Quero é ganhar o jogo de amanhã [segunda-feira] e depois o do Paços de Ferreira. Faltam dez jogos, mais o da Taça e eventualmente a final. Serão 12 finais”, rematou.

O tricampeão Benfica recebe o Belenenses, na segunda-feira, a partir das 20:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, num encontro que vai ser arbitrado por Bruno Esteves, da associação de Setúbal.