Versão de topo da família A5, o novo Audi RS5 Coupé foi desvendado com promessas de adrenalina e alertas a adversários como, por exemplo, como o Panamera 4S. Desde logo, graças à inclusão do mesmo 2,9 litros biturbo (mais pequeno e mais leve) que equipa o modelo da Porsche, embora em versão ainda mais potente, com 450 cv (contra 420 cv do Panamera 4S).

Significa isto que o novo RS5 Coupé trocou o antigo V8 com 4,2 litros atmosférico por um bloco mais pequeno e leve, mas com a mesma potência, o que lhe permite ser mais rápido. A prova é que, na anterior geração, os 0-100 km/h cumpriam-se ao fim de 4,6 segundos, passando agora a fixar-se nos 3,9 segundos. Ou seja, melhor que o Porsche Panamera 4S (4,4 segundos) e ao nível do também recente Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio. Para este desempenho contribui ainda o facto de o novo desportivo da Audi acusar menos 60 kg sobre a balança.

[jwplatform 2WSdG0Aq]

Não lhe bastando ser mais leve, mais bonito e mais rápido que o antecessor, o novo RS5 Coupé oferece ainda mais binário – 600 Nm, ou seja, um aumento de 170 Nm face à geração anterior. Já o consumo e as emissões descem, passando de 10,8 para 8,7 l/100 km, e de 252 para 197 g/km.

Usufruindo ainda de um sistema integral quattro a distribuir a potência entre eixos na proporção 40:60, de uma caixa automática de oito velocidades, e de uma suspensão totalmente revista, o desportivo da Audi promete assim muito mais emoção ao volante, a um preço que, expectavelmente, será mais contido, dado que baixam as emissões anunciadas.

De referir também que, quando equipado com um opcional pack dinâmico desenvolvido pelo fabricante, o RS5 Coupé consegue ainda atingir uma velocidade máxima anunciada de 280 km/h. A Audi começará a aceitar encomendas, nos vários mercados europeus, a partir de Maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR