Francisco Veloso vai deixar a direção da Católica-Lisbon para liderar a Business School do Imperial College London, uma das mais prestigiadas universidades e escolas de gestão do mundo, a partir do próximo dia 1 de Agosto. O académico português, com 47 anos, deixa a universidade portuguesa ao fim de cinco anos como ‘dean’ (diretor) da Católica Lisbon School of Business and Economic, anunciou o vice-diretor, Guilherme Almeida e Brito, num comunicado enviado aos antigos alunos da instituição.

O próprio Imperial College London já publicou no seu site oficial a notícia do novo diretor, apresentando Francisco Veloso como “um especialista em inovação que vai liderar a escola de negócios do Imperial College”, em Londres. Citado no mesmo artigo, Francisco Veloso assume que se sente “verdadeiramente honrado com este compromisso e encantado por se juntar a uma instituição de classe mundial”.

A importância crescente da inovação movida pela tecnologia e empreendedorismo em todas as áreas de negócio está a gerar oportunidades que entram claramente nos pontos fortes da universidade e da escola. Estou ansioso para começar a trabalhar com a faculdade para elevar a ‘business school’ a uma grandeza ainda maior”, refere Francisco Veloso, citado pelo Imperial College London.

Além do percurso académico, o Imperial College destaca o seu papel de consultor tanto do Governo português como da Comissão Europeia, onde tem colaborado com Carlos Moedas, o comissário para as áreas da inovação, empreendedorismo e desenvolvimento industrial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A seleção de Francisco Veloso “decorre, em larga medida, da trajetória de sucesso que a Católica-Lisbon tem evidenciado ao longo destes anos”, explica a Católica no comunicado enviado hoje à tarde. “O compromisso com a excelência académica, a visão global, a aposta na investigação e um foco crescente na inovação e empreendedorismo, têm vindo a afirmar a nossa escola a nível internacional”, reforçam, o que justificou que a escola atingisse “a 23ª posição no ranking das Top European Business Schools do Financial Times, a melhor de sempre para uma faculdade nacional.”

Nascido em Lisboa em Outubro de 1969, Francisco Veloso é antigo aluno do Técnico, onde se licenciou em Engenharia Física, fez um doutoramento em Gestão de Tecnologia no MIT e é mestre em Gestão pelo ISEG. Além da direção da Católica-Lisbon, onde também dá aulas de Inovação e Empreendedorismo, é professor catedrático convidado em Carnegie Mellon, universidade norte-americana onde desenvolveu parte significativa da carreira. Os seus trabalhos de investigação, publicados em várias publicações internacionais, têm recebido várias distinções, incluindo o Alfred P. Sloan Industry Studies Fellowship ou o prémio Stan Hardy para o melhor artigo científico publicado na área de Gestão de Operações.

Em entrevista ao Financial Times, na rubrica “Meet the dean”, publicada no final de 2013 (um espaço dedicado aos diretores das principais escolas de negócios distinguidas anualmente no ranking da publicação), Francisco Veloso destacava a importância da investigação no seu trabalho e falava dos desafios da educação para os próximos anos.

A seleção da nova equipa diretiva da Católica-Lisbon, de acordo com o comunicado da universidade, será feita ao longo dos próximos meses. Francisco Veloso irá manter-se em funções até à tomada de posse da nova direção.