O número de venezuelanos que pediram refúgio no estado brasileiro de Roraima, no norte do Brasil, cresceu 22.122% nos últimos três anos, segundos dados da polícia federal (PF) divulgados esta segunda-feira pela imprensa brasileira. A polícia federal brasileira referiu que em 2014 houve só nove solicitações de refúgio de venezuelanos, enquanto no ano de 2015 os pedidos subiram para 230 e, em 2016, chegaram a 2.230. O aumento no número de pedidos de refúgio no Brasil coincide com o agravamento da crise económica no país governado pelo Presidente Nicolás Maduro.

Em 2017, o índice de solicitações ainda deve duplicar, dado que a PF já agendou quatro mil atendimentos de pedidos de refúgio até outubro. A polícia referiu que a quase totalidade dos agendamentos foram feitos por venezuelanos. Segundo a PF, apenas cinco das 2.230 solicitações feitas em 2016 foram analisadas e arquivadas pelo Comité Nacional para os Refugiados (CONARE), que decide pela concessão ou não do estatuto de refugiado.

De acordo com o G1, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Boa Vista, as filas de venezuelanos são diárias e começam logo às primeiras horas do dia.

A polícia estima que até 70 estrangeiros compareçam por dia na sede da PF em Boa Vista. Destes, 98% são venezuelanos que querem ficar no Brasil.

O refúgio é uma proteção legal para estrangeiros que sofram perseguição no seu país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, ou, ainda, que estejam sujeitos a uma grave e generalizada violação de direitos humanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR