A produção automóvel em Portugal atingiu 11.401 unidades em fevereiro, caindo 21,7% face a igual mês de 2016 e depois de ter subido em janeiro em termos homólogos, revelou esta segunda-feira a associação do setor.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), “após uma ligeira subida em janeiro, os números da produção automóvel voltaram [em fevereiro] a sofrer um recuo”.

Segundo a ACAP, em fevereiro verificou-se uma queda de 27,4% na produção de ligeiros de passageiros face ao mês homólogo, para 7.695 unidades.

Já no segmento de ligeiros de mercadorias foram produzidas 3.191 novas viaturas, representando uma quebra de 12,7% face ao período homólogo, ao passo que nas viaturas pesadas houve um aumento de 59,9%, com 515 novas unidades produzidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação aos valores acumulados, nos dois primeiros meses deste ano, “os números são menos negativos”, já que foram produzidos em Portugal 24.008 veículos automóveis, isto é, mais 4,9% do que no período homólogo do ano anterior.

Assim, nos dois primeiros meses deste ano foram produzidos 15.826 automóveis ligeiros de passageiros (mais 10,3% do que em igual período do ano anterior), 7.097 ligeiros de mercadorias (menos 10,3%) e 1.085 veículos pesados (mais 72,8%).

Segundo a ACAP, os números de fevereiro mostram, uma vez mais, o peso que as exportações representam para o setor automóvel, já que 96,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino a exportação, o que contribui de “forma significativa” para a economia portuguesa.

A Europa continua a ser o principal mercado para as exportações dos veículos fabricados em Portugal — totalizando 78% –, com a Alemanha, Espanha, França e o Reino Unido no topo da lista.

Em termos geográficos, o mercado asiático, encabeçado pela China (12,4%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis “made in Portugal”.