786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Às vezes falam num novo Elliott Smith mas continuo à espera"

Este artigo tem mais de 5 anos

Larry Crane esteve com Elliott Smith no estúdio quando o músico gravou "Either/Or". 20 anos depois, produziu uma edição especial do álbum e, em entrevista, diz-nos que "nunca mais ouviu nada assim".

Larry Crane chegou a Portland em 1993. Foi para o Noroeste americano que “espera de todos os que queriam fazer diferente”, lembra. Era um abrigo para gente dada às coisas do punk, não necessariamente os acordes e a distorção mas a ideia do “faz tu mesmo” com os olhos postos no fim do milénio. Era isso que Crane queria e foi isso que também encontrou em Elliott Smith, quando o viu a tocar com os Heatmiser: “Primeiro vi-o com a banda da qual ele fazia parte, uma coisa meio punk, meio esquisita, mas depois vi-o sozinho no palco. O que era aquilo… ainda hoje me pergunto, o que era aquilo, como é que aquele tipo fazia a música que fazia?“. Dez anos mais tarde, Larry recebia a notícia da morte de Elliott Smith, dez dias antes da data combinada para terminar um novo álbum, que viria a ser From a Basement on the Hill (2004): “Ainda é difícil… Fiquei com as gravações, tornei-me uma espécie de representante dele mas a verdade é que isso vale muito pouco”.

Março de 2017, o mês escolhido para reeditar Either/Or, aquele disco que devemos sempre mostrar a alguém que quer conhecer Elliott Smith e/ou ter uma surpresa na vida. Se for possível juntar as duas coisas, perfeito. Ora bem, tudo isto acontece neste março porque o álbum foi originalmente lançado em fevereiro de 1997. 20 anos, data redonda, a melhor das razões para regressar ao terceiro disco de Smith, o último editado de forma independente (seguir-se-ia um contrato com a DreamWorks) e um daqueles que parece inultrapassável. A voz curta de Elliott Smith a tomar conta de uma lista interminável de demónios — uma família pouco funcional, uma padrasto dado a abusos e violência, a adolescência que lhe mostrou drogas, álcool e uma boa dose de angústias sociais. “Ele podia ser o tipo mais alegre, espontâneo e amigo. Podia mesmo. Mas também era dado às suas misérias, a momentos de desespero, sempre envolvido em filosofias, as mesmas que colocava nas canções”, lembra Larry Crane.

[ouça aqui a reedição de “Either/Or”:]

A isto tudo, Elliott juntava o que mais gostava de ouvir na guitarra que tocava com brilho de génio — “ele passava horas a praticar, trabalhava, trabalhava, como se fosse um desportista de alta competição”, diz-nos Crane. Bob Dylan e os Kinks, Nick Drake e Alex Chilton mais as maravilhas dos Big Star. Canções, amigos, Elliott Smith queria fazer canções que contassem histórias e aliviassem marcas de maus dias. Gostava de palavras, de as trabalhar e de lhes dar a volta. Era um herói sobretudo acústico mas até na mais tranquila das baladas o homem entrava num curto circuito emocional. Either/Or é um espelho perfeito de tudo isto.

Larry esteve lá quando o disco aconteceu, quando Elliott Smith o gravou. Melhor — antes de tudo isto, Crane ouviu as canções em formato demo:

“Ainda nem conhecia bem o álbum anterior dele mas ouvi aquela primeira cassete com os temas de Either/Or e a primeira coisa que pensei foi que aquele génio não pode ficar perdido na história. O negócio da música ignora facilmente pessoas como esta. Arte. Aquilo era arte e eu precisava fazer alguma coisa sobre isso. Agora, às vezes falam num novo Elliott Smith mas continuo à espera”.

E fez, claro que fez. Foi ele o engenheiro de som destacado para gravar Either/Or. Foi Larry o homem dos botões e dos cabos, das dicas e dos truques de som, da companhia, dos desabafos e dos segredos. E a relação de Larry Crane com Elliott Smith ia bem para lá de um horário de trabalho. “Lembro-me de em tempos ter ficado amigo de Joanna Bolme. A Joanna era uma grande, grande amiga do Elliott e levava-o para todo o lado. Ficámos também amigos, no meio de festas deste e daquele, de pessoas que nem sabíamos bem quem eram. O Elliott tinha amigos. Não tinha muitos mas tinha-os a sério. Tive essa sorte.”

[“Between the Bars”, do álbum “Either/Or”:]

Smith nasceu em Omaha, Nebraska, em 1969, mas os anos de infância e primeiros tempos de adolescência passou-os no Texas, depois do divórcio dos pais. Colecionou histórias tristes e levou-as mais tarde para as canções: da relação pouco frutuosa com a religião ao padrasto, que chegou a acusar de abusos sexuais. Mudou-se aos 14 para Portland, onde vivia o pai, um psiquiatra. Foi ele quem lhe deu a primeira guitarra, foi por Portland que decidiu mudar de nome — de Steven para Elliott –, foi pelo Oregon que descobriu o rock’n’roll, as drogas e o álcool. Das bandas passou para canções a solo, tinha o carimbo óbvio dos noventas mas, ao mesmo tempo, mostrava a visão criativa de alguém isolado do tempo e do espaço. Atirou-se aos discos primeiro com Roman Candle (1994), depois com Elliott Smith (1995).

“Tudo o que lhe foi acontecendo fez com que ele tivesse, ao mesmo tempo, confiança e insegurança. Lutava com essas duas coisas e também o fazia nas canções e no estúdio”, conta Larry Crane. Sabia o que queria e como queria, pedia poucas dicas mas nunca era indelicado se calhava em recusar ajuda. Sabia tocar muitos instrumentos mas para a voz insistia muitas vezes em “fazer overdubs, duplicava ou triplicava a voz, não tanto pela força que isso podia dar ao som mas mais pelo efeito sombrio que lhe atribuía”. Este era o mesmo Elliott que, ainda assim, diz Larry, “me disse que não queria fazer isso na canção ‘Miss Misery’, depois de eu o ter sugerido”, recorda Larry. “Acho que ele tinha razão, ficou melhor assim.”

“Miss Misery” não faz parte de Either/Or, surgiu depois de Gus Van Sant querer usar “Between Bars” no filme “O Bom Rebelde”: “Ele escreveu depois essa canção de propósito para o filme. Foi nomeado para os Óscares, perdeu para ‘My Heart Will Go On’, de ‘Titanic’, cantada pela Céline Dion, acho que toda a gente conhece essa”.

Para a nova edição de Either/Or, Larry Crane quis fazer duas coisas: “Primeiro, quis melhorar um pouco o som, porque há 20 anos os recursos eram outros, hoje podemos fazer mais e melhor nesse aspeto. Depois, queria que o disco tivesse notas, tivesse referências ao que aconteceu, como foi feito, quem fez o disco com o Elliott, onde foi gravado, essas coisas”. Larry faz questão de dizer que “o disco não foi remisturado, apenas melhorámos a qualidade do som, apenas isso. Mas as vozes, as guitarras e tudo o resto estão como o Elliott quis que estivessem, não mexemos nisso”.

O que há de novo nesta versão de aniversário de Either/Or são canções que muitos nunca ouviram ou versões raras. Nada que tenha sido realmente escolhido por Larry mas tem sido ele o guardião de um arquivo que ainda tem mais por mostrar: “As decisões são todas dos pais do Elliott, é a família dele que diz sim ou não. Eu sou uma espécie de funcionário com um voto de qualidade, algo assim”. E este voto de qualidade permitiu a Larry sugerir gravações que conseguem revelar um pouco mais daquilo que Elliott Smith era no estúdio. “Ele era muito divertido, havia sempre muita coisa a acontecer. Há aqui gravações que mostram isso, têm ruído de fundo, gargalhadas, pessoas a falar, coisas que nem sei bem identificar mas que dão algo extra a quem ouve.”

Depois de Either/Or, Elliott Smith gravou XO e Figure 8 para a DreamWorks. Larry Crane diz que “nada o mudou, nem o contrato com uma grande editora, nem a nomeação para o Óscar, nada. Ficou muito mais conhecido, é verdade, mas continuou a fazer o mesmo, com mais dinheiro, mais tempo, mais gente, com arranjadores excelentes, instrumentistas que fizeram a diferença, co-produtores de muito bom gosto”. From a Basement on the Hill era o álbum que estava praticamente pronto a 21 de outubro de 2003. Elliott Smith morreu nesse dia, aos 34 anos, vítima de dois golpes profundos de uma faca no peito. Estava em casa, em Los Angeles, com a namorada, Jennifer Chiba. terão discutido, Elliott ameaçou matar-se, Chiba terá ignorado até ter visto o músico já fatalmente ferido. “Sim, há quem fale que não foi suicídio. E sim, ele já tinha feito ameaças do mesmo género antes. Isso realmente interessa agora? Parece-me tudo muito exagerado. Sei que ele morreu, é tão triste que não preciso saber mais. E, apesar de muita gente o citar como influência… bom, nunca mais vi ninguém assim. Nunca mais ouvi ninguém assim.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora