Hoje o dia é dedicado aos amantes dos números. No dia 14 do terceiro mês do ano (março) comemora-se o dia do Pi. Sim, leu bem, o dia do número irracional 3,14. Pi, representado pela letra grega p, é conhecido por ser o número com uma representação decimal que nunca mais acaba. Calcula-se que tenha mais de um trilião de dígitos. Mas, na verdade, a aproximação 3,14 é a mais conhecida e considerada mais do que suficiente para representar o número (quase) infinito. Por essa razão, o dia do Pi é celebrado numa data semelhante: 14 de Março, mais precisamente, 3/14.

Larry Shaw, considerado por muitos o “Príncipe do Pi”, foi o fundador desta data comemorativa. A primeira celebração ocorreu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium, dedicado à ciência. Já em 2009, foi aprovada uma lei pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que designou, oficialmente, o dia 14 de Março como o Dia do Pi, visto como uma forma de encorajar professores e alunos a celebrá-lo com atividades educativas e a promover o ensino da Matemática.

Desde então, a comemoração tornou-se internacional e o dia não ficou esquecido (não só por festejar uma data, no mínimo, invulgar e ser ainda o dia de aniversário do nascimento do famoso Einstein). Chicago é uma das cidades que demonstra levar a data a sério. Vários cafés e padarias, apenas no dia de hoje – terça-feira -, contam com descontos promocionais em honra dos festejos do Dia do Pi, segundo o Chicago Tribune. Descontos em tortas, doces de maçã, de morango, pizzas e bolos diversos é o que mais se pode encontrar nos vários estabelecimentos das ruas de Chicago, que têm até menus específicos para este dia, como a pastelaria Bittersweet, a Dinkel’s ou a Hoosier Mama Pie Company.

Espaço dedicado ao Dia do Pi, no site oficial da pastelaria Bittersweet

Também o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (conhecido como MIT) não quis deixar passar o dia em branco. O dia 14 de março é, habitualmente, a data em que a universidade divulga o vídeo de apresentação e das cartas de admissão para o próximo ano letivo, destinado a todos os alunos que se candidataram. Este ano, conta com a participação de Riri Williams, uma personagem fictícia da Marvel, representada por uma estudante de 15 que possui uma inteligência acima da média e concorre ao MIT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como forma de comemoração do dia 14, a NASA resolveu também lançar quatro desafios aos amantes de matemática (baseados no Pi, claro), com o objetivo de incentivar e motivar a sua utilização no dia a dia, juntamente com assuntos acerca da exploração espacial.

Os estudantes querem saber sempre como a matemática é utilizada no mundo real. Este conjunto de problemas demonstra a interligação da ciência, matemática e engenharia, proporcionando aos professores excelentes exemplos de conceitos transversais em ação e, aos estudantes, oportunidades de resolver problemas do mundo real”, explicou Ota Lutz, especialista em educação e uma das criadoras dos desafios do Pi.

Veja abaixo os quatro desafios.

[As soluções estarão disponíveis no site oficial da NASA a 16 de março].

Afinal, em que circunstâncias é que o Pi é utilizado?

Na geometria

O número Pi é extremamente importante na geometria e muito útil em áreas como a física e engenharia, por exemplo, para cálculos em círculos, esferas, cilindros e cones.

Nos pêndulos

A oscilação de pêndulos também pode ser calculada através do Pi, explica o The Conversation. Pode chegar-se à sua posição através da coordenada de uma partícula à volta de um círculo, daí a importância de Pi. Por exemplo, se nos deslocamos a 1 metro por segundo num círculo com um raio de 1 metro, o período de oscilação do pêndulo será de 2p segundos.

No número Tau

Se dia 14 de março se comemora o Dia do Pi, a 28 de junho celebra-se o Dia do Tau, considerado por muitos matemáticos, o seu maior rival. Com um valor aproximado de 6,28, duas vezes o Pi, especialistas dizem que é utilizado para simplificar os cálculos e resolver problemas matemáticos, tornando-o mais preciso e conciso do que o Pi.

Em qualquer parte

O 3,14 não aparece só na geometria, nos calendários nem nas probabilidades: está em todo o lado. Como é considerado um número irracional e é composto por mais de um trilião de dígitos, pode encontrar-se nas datas de nascimento, em matrículas de carros e até no número do nosso telemóvel, o que faz com que toda a gente esteja (direta ou indiretamente) relacionada com o Pi.