O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva criticou na segunda-feira o atual Presidente Michel Temer, na véspera de depor perante a justiça do Brasil. “Para nós, dar oportunidade aos mais pobres era investimentos. Para eles, é gasto”, declarou Lula sobre os cortes da despesa pública aplicados por Temer. “Agora educação é gasto, saúde é gasto, reforma é gasto” e “tudo isso é mentira”, afirmou o ex-presidente, recorrendo a alusões à sua gestão (2003-2010) e sublinhando que “tudo de bom que se viveu no Brasil pode voltar a ocorrer”.

Lula falou para uma audiência de cerca de duas mil pessoas, reunidas num centro do convenções para o congresso da Confederação Nacional de Trabalhadores de Agricultura (Contag), cujo presidente, Alberto Broch, o instou a apresentar candidatura à Presidência do Brasil. “Uma das conclusões deste congresso tem de ser o total apoio à candidatura presidencial de Lula para 2018”, quando se celebram as próximas eleições, disse Boch.

Apesar das críticas ao Governo de Temer, Lula não mencionou possíveis aspirações de regressar ao poder. No evento, Lula não referiu também a sua comparência em tribunal, esta terça-feira, em Brasília, para depor como acusado de tentar obstruir a justiça, no âmbito da investigação do escândalo da Petrobras.

O processo foi aberto com base nas declarações de um ex-senador do Partido dos Trabalhadores (PT), que assegurou que Lula o encarregou de subornar um dos diretores da petrolífera estatal, que se ofereceram para colaborar com a justiça em troco de uma redução da pena. O ex-presidente responde também pelo envolvimento noutros quatro processos, cada um por alegada corrupção em assuntos relacionados com a petrolífera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR