“Obrigado” e “bom trabalho” são porventura as saudações mais comuns nas salas de trabalho, elevadores e lobbies das empresas. Seja para agradecer ou motivar, estas formas de comunicação entre colaboradores podem agora ser amplificadas pelo networking que se materializa numa rede social organizacional.

Trata-se de uma plataforma de reconhecimento, desenvolvida para ajudar as organizações a difundir e fortalecer os valores e comportamentos da sua cultura. Com o objetivo de reconhecer e valorizar publicamente as atitudes positivas das pessoas, esta aplicação utiliza as mais recentes técnicas digitais potenciadas pela gestão de big data. Além de incentivar uma mentalidade positiva nas equipas, fornecendo dados fundamentais sobre os níveis de satisfação dos colaboradores, promove a motivação, o envolvimento, o aumento do networking e a descoberta de talentos “escondidos”.

Em Portugal, mais de 60% dos colaboradores do Santander Totta já são utilizadores ativos da app StarMeUp. A forte adesão dos trabalhadores portugueses é vista como reflexo da paixão com que desempenham as suas tarefas, associada a elevados níveis de dedicação, traduzindo-se em múltiplos ganhos de confiança e lealdade. O reconhecimento das atitudes das pessoas é feito de forma inspiracional – simbolizado por “estrelas” que representam um comportamento corporativo diferente – e assente na ideia de que “uma estrela vale mais do que mil palavras”. “Trabalha com paixão”, “apoia as pessoas” e “promove a colaboração” são os comportamentos mais valorizados até ao momento. Desde o início deste ano, já foram atribuídas mais de 145.000 estrelas por cerca de 70.000 colaboradores que estão a participar no Santander Culture Challenge, em diferentes países.

A mecânica é muito simples, bastando entrar na aplicação StarMeUp através do computador ou do smartphone. Cada colaborador dispõe de três “estrelas” para atribuir, mensalmente, aos colegas que adotam as melhores práticas e melhor interpretam os comportamentos corporativos, sendo possível fazer comentários sobre qualquer uma das estrelas concedidas por outros colegas. Esta é uma forma de dizer “Obrigado”!

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Para além de reconhecer as pessoas, esta rede de partilha também facilita a identificação de exemplos das melhores práticas a adotar, em termos colaborativos, com outras equipas do Banco. A análise dos dados da aplicação permite saber quais são os comportamentos mais populares e valorizar quem mais agradece e fomenta o espírito de reconhecimento.

Num universo com mais de 180 mil utilizadores potenciais no Grupo Santander, a iniciativa está igualmente a decorrer na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha,

EUA, México, Perú, Polónia e Uruguai. A perceção do papel fundamental das pessoas, valorizando os seus pares e as suas equipas, do seu país ou de outros onde está presente, reforça compromissos e aumenta o sentimento de pertença. Estimulando a colaboração interna, a StarMeUp contribui não só para tornar a instituição no melhor lugar para trabalhar, mas também no melhor Banco para os clientes, acionistas e stakeholders.

App “Somos Santander Totta”

Na mesma lógica de promoção da cultura corporativa e de valorização do colaborador foi lançada, no início deste mês, a app “Somos Santander Totta”. Esta nova ferramenta de proximidade, dirigida aos colaboradores e parceiros, vem reforçar o posicionamento orientado pelos objetivos de ser um Banco Simples, Próximo e Justo. A aplicação multidispositivo pode ser acedida no smartphone e no tablet, seja iOS ou Android, e também no computador. Numa única plataforma todos os colaboradores podem ter acesso, em qualquer momento ou lugar, às funcionalidades disponíveis e às vantagens de fazer parte do mundo Santander Totta.

Um dos pontos fortes passa pela facilidade de aceder a toda a documentação, devidamente sistematizada. De forma rápida e intuitiva os colaboradores podem aceder a benefícios e medidas, obtendo informação acerca de como usufruir, passo a passo. Os benefícios podem ser solicitados no momento e partilhados com outros destinatários. A aplicação integra ainda conteúdos relacionados com as facilidades oferecidas pelo Centro Santander Totta, as áreas de família, saúde, empréstimos, flexiworking e diversas informações úteis.

Exemplo de tecnologias digitais que facilitam a melhoria contínua dos processos de trabalho, as redes sociais organizacionais vão entrar progressivamente no nosso quotidiano laboral, à medida que as empresas forem integrando estas ferramentas nas suas políticas de recursos humanos.