Um incêndio deflagrou às 11h50 desta terça-feira no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico do concelho de Tondela, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro. Segundo a mesma fonte, cerca das 12h30 iam 18 veículos dos bombeiros a caminho da empresa, situada no Parque Industrial do Lajedo. Dois bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros, segundo o comandante distrital. Entretanto, as chamas já foram dominadas.

De acordo com Rui Nogueira, dois elementos dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros sofreram ferimentos ligeiros, com um deles a ser assistido no local pelos meios do INEM. Já o outro operacional “foi transportado para o Hospital de Viseu”, acrescentou. Aos jornalistas, o segundo comandante operacional distrital de Viseu revelou ainda que se encontram no terreno 116 homens, apoiados por 42 viaturas, que “à partida serão os meios suficientes”.

“O incêndio industrial propagou-se à parte florestal, mas já está dominado. Relativamente ao incêndio industrial, continua ativo, apesar de termos os meios de combate em todo o seu perímetro”, explicou.

No local do incêndio encontra-se também o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, que considerou que a prioridade passava por estancar o perímetro e isso já foi conseguido. “Mobilizámos meios e equipamentos de máquinas de rasto para intervirem no foco principal de incêndio e dissiparem a carga e combustão”, apontou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca recordou o incêndio de 2015 de que foi alvo a mesma empresa, nessa altura de maiores dimensões. “Tudo leva a crer que desta vez o foco é muito mais contido e limitado do que o que ocorreu da última vez, provavelmente já resultante de medidas preventivas que foram resolvidas”, referiu.

Recorde-se que a 10 de setembro de 2015, o parque da empresa tinha sido afetado por um incêndio. Na altura, a laboração foi retomada no dia seguinte, uma vez que as chamas ficaram limitadas a uma “pequena parte do seu vasto parque de resíduos” e “nenhuma das suas unidades de produção foi comprometida ou afetada” pelo incêndio.

José António Jesus disse ainda estar preocupado com a qualidade do ar, com os ventos fortes que se têm registado a deslocarem as massas envolventes com cargas poluentes. “Temos de saber o risco dessa carga e pedi para que seja avaliada essa situação, de forma a vermos se temos de tomar outras medidas para proteção das pessoas. Queremos que sejam minimizados todos os danos resultantes deste foco de incêndio”, concluiu.

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h00. O comandante distrital operacional de operações de socorro (Codis) de Viseu, Miguel Ângelo, disse à agência Lusa que, no parque empresarial, o incêndio está confinado à zona de armazenagem em céu aberto daquela estrutura na zona industrial de Lajedo, mas as chamas alastraram-se à floresta em redor do local.