O serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve 18 indivíduos na província da Huíla pelo alegado desvio de 52 camiões de carregamento de combustível, correspondente a mais de dois milhões de litros de gasóleo.

A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo procurador-geral da República junto do SIC, Adão do Nascimento, citado pela agência de notícias angolana, Angop. Segundo aquele procurador, os detidos são trabalhadores de empresas contratadas pela petrolífera estatal angolana, Sonangol, e a Empresa Pública de Produção de Eletricidade (PRODEL).

Adão do Nascimento referiu que os desvios de combustível para o abastecimento da Central Térmica do Lubango, ocorreram durante “alguns meses”. O procurador assinalou que 14 dos 18 detidos são motoristas de algumas empresas contratadas pela Sonangol e o restante da PRODEL, colocados na área de maquinaria.

As investigações tiveram início após denúncias apresentadas pelas empresas subcontratadas à Procuradoria-Geral da República, tendo sido emitido mandados de prisão.

O desvio de combustíveis é comum na província da Huíla, geralmente estão envolvidos motoristas que fazem o transporte a partir do Porto do Namibe, a 180 quilómetros do Lubango, capital da província da Huíla, fazendo descargas antes do destino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR