Todos os anos a Apple apresenta um modelo novo do seu smartphone, o iPhone. O momento é sempre aguardado com expectativa mas o próximo lançamento está a criar uma ansiedade maior do que o normal nos fãs da marca. Porquê? Porque faz 10 anos que o primeiro iPhone foi apresentado e é esperada uma versão exclusiva do telefone da maçã.

Gabor Balogh, designer, que se descreve no seu portfólio como “um “gajo” que desenha produtos digitais”, decidiu pegar nos mais variados rumores que já enchem a Internet sobre o possível novo iPhone e desenhou o ‘seu’ modelo de como poderá ser o iPhone X.

Em janeiro já tínhamos apresentado os rumores em relação ao novo modelo que a Apple poderá apresentar em setembro. Mas, passados dois meses, mais informação foi sendo avançada.

Factos e rumores. O que já se sabe sobre o próximo iPhone

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um grande ecrã ou um ecrã que faz chamadas?

A tendência da maioria das marcas tem sido aumentar o espaço ocupado pelo ecrã diminuindo as bordas em redor. Segundo os rumores, a Apple seguirá o mesmo exemplo e, pelo menos no suposto iPhone X antecipado por Gabor Balogh, além do ecrã Amoled vamos poder ver uma parte frontal do telemóvel que é, praticamente, só ecrã.

É esperado um ecrã de 5.8 polegadas, que cobrirá 80% da totalidade do painel frontal. A ser verdade, o tamanho do corpo do iPhone não precisa de ser aumentado.

Adeus ao Lightning

Os equipamentos móveis da Apple sempre tiveram uma entrada específica e exclusiva da marca, chamada Lightning. No entanto, corre o rumor de que este ano essa entrada pode ser colocada de lado para ser adotada a porta que todos estão a escolher: a USB-C.

Seria um movimento pouco comum por parte da marca adotar algo igual ao que todos utilizam, mas como o novo MacBook da Apple já vem equipado com as portas USB-C, a adoção nos telemóveis iria permitir uma melhor ligação entre o ecossistema da marca.

Biometria a vários níveis

A biometria começa a fazer parte dos telemóveis e o reconhecimento facial é apontado como uma possível novidade no novo iPhone. Além disso, também o leitor de íris poderá fazer parte do novo topo de gama da Apple.

Um dos rumores mais falados, nesta área, e que parece agradar a mais pessoas, é a introdução de um novo Touch ID que estaria integrado no próprio ecrã do smartphone, fazendo assim desaparecer o botão home físico.

Quem manda aqui é a Siri

É esperado um melhoramento na assistente virtual Siri de forma a que consiga ser o epicentro de todo o sistema. Com esta mudança espera-se que a assistente consiga realizar mais tarefas e interagir melhor com o sistema e aplicações .

Em fotogaleria, pode ver os desenhos feitos pelo designer Gabor Balogh com uma imagem muito futurista daquele que poderá ser o suposto iPhone X.