Sport Utility Vehicle (SUV) exclusivamente eléctrico, para já apenas numa fase conceptual, o Jaguar I-Pace acaba de fazer a primeira aparição nas ruas de Londres, conduzido pelo Parque Olímpico da capital inglesa. O modelo de produção deverá, no entanto, chegar lá mais para o final do ano, com a comercialização a ter início em 2018.

Descrito pelo director de Design da Jaguar, Ian Callum, como “um veículo com visual de supercarro, a performance de um automóvel desportivo e o espaço de um SUV, tudo num conjunto eléctrico”, o I-Pace Concept prenuncia um SUV capaz de percorrer longas distâncias e acelerar até aos 96,56 km/h em apenas cerca de 4 segundos, sem abdicar de uma autonomia de mais de 500 km (ciclo NEDC), graças à utilização de baterias de iões de lítio de 90 kWh.

11 fotos

Consumida toda a energia existente no sistema, os seus criadores garantem igualmente um carregamento fácil e rápido, mercê da capacidade de reposição de até 80% da carga em não mais que 90 minutos. Desde que usando para tal um carregador de 50 kW CC.

Dispostos nos eixos dianteiro e traseiro, os motores eléctricos geram uma potência combinada de 400 cv e 700 Nm de binário, com tracção total, contribuindo assim para um impacto que, garante Ian Callum, tem sido “fantástico” e, inclusivamente, “superou as minhas expectativas”.

De resto e sobre a experiência de condução do I-Pace em Londres, Callum diz ser algo “realmente importante para a equipa de design”, já que ajuda a “perceber o verdadeiro valor do perfil emocionante e das proporções poderosas” do veículo. “Para mim, o futuro do automóvel chegou”, sentencia o mesmo responsável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR