Por mais que nos tentemos convencer de que temos rituais de vida saudáveis — fazemos exercício, apanhamos sol, bebemos água –, a verdade é que passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e, no caso da grande maioria das pessoas, sentados ao computador. Isso significa que, apesar de se considerar saudável, provavelmente tem o corpo de um fumador.

Levante-se, pela sua saúde. Trabalhar sentado está a matá-lo

Para além das consequências óbvias que as horas que passamos sentados têm no nosso corpo, também vale a pena perder algum tempo a pensar no que fazem à nossa pele. E o mesmo se aplica às horas que passamos a olhar para o monitor mais pequeno — o telemóvel. Embora ainda não existam estudos científicos suficientes que consigam provar se todo este tempo a que estamos expostos a ecrãs nos vão trazer danos a longo prazo, é seguro dizer, cosmeticamente falando, que mais vale prevenir do que remediar. Eis alguns produtos que podem ajudar:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para proteger da luz dos ecrãs

Os cientistas ainda estão a tentar perceber se a luz azul (mais conhecida por HEV) dos telefones, computadores e tablets é, ou não, uma ameaça a nível de envelhecimento cutâneo. Mas muitos afirmam que, ao ter um comprimento de onda semelhante aos raios UV, este tipo de luz pode potenciar o aparecimento de manchas e acelerar o envelhecimento precoce. Assim, se passa o dia sentado ao computador, deveria usar protetores solares físicos (ao invés de meramente químicos que é o caso da maioria), também chamados de minerais, porque duram mais tempo na pele e refletem os raios. Pode também usar cosméticos que contenham bloqueadores de luz azul — embora estes últimos ainda sejam um nicho no mercado. O ingrediente-chave chama-se Liposhield HEV Melanin e ainda existe em poucas marcas: Soap & Glory, Nassif e Skinn são três exemplos, mas não estão à venda em Portugal. Só nos resta apostar em protetores solares específicos.

Para não envelhecer o pescoço

Os ecrãs dos computadores deveriam estar à altura dos nossos olhos mas o mais certo é trabalhar no seu portátil ou tablet, onde está constantemente a olhar para baixo. Os especialistas já lhe deram um nome — tech neck — mas as consequências não têm tanta piada assim. Estarmos constantemente a olhar para baixo coloca cerca de cinco vezes mais força na gravitação normal da pele, pescoço e coluna vertebral. Agora imagine este comportamento repetido todos os dias. Resultado? A flacidez da pele em torno do pescoço e a chamada “papada” surge em mulheres cada vez mais novas. No dia-a-dia, deve usar produtos específicos para pescoço ou cremes de rosto refirmantes e tonificantes. Procure por ingredientes que atuem no colagénio perdido como retinol, vitamina C, vitamina B3, péptidos e outros dos nomes complicados que explicámos neste artigo.

Para fugir dos pés de galinha nos olhos

O que é que faz constantemente ao computador sem se aperceber? Franze os olhos. Porque está a ler alguma página com letras pequenas ou porque o ecrã está muito claro, o ato de franzir constantemente os olhos (já para não falar de quando estamos na rua e o fazemos porque o sol nos encandeia), envelhece e acelera o aparecimento de linhas e pés de galinha. Mas há outros gestos proibidos como esfregar os olhos, outra coisa que fazemos continuamente ao fim de algum tempo a olhar para o computador. Usar um creme de olhos específico para o dia-a-dia é obrigatório para manter a pele hidratada mas também para refrescar e tonificar a zona do contorno dos olhos.

Para não desidratar a pele

Outra consequência dos trabalhos dos tempos modernos é que passamos oito (ou nove ou dez…) horas por dia dentro de escritórios fechados com ares condicionados. E nada desidrata mais do que o ar condicionado. Imagine a sua pele como uma esponja — dura e rugosa quando está seca, mole e macia quando está molhada. Quanto mais seca e desidratada estiver a pele, mais rugosa vai ficar. A melhor forma de se manter hidratado durante o dia é usar e abusar das águas termais e de beleza que podem ser borrifadas quantas vezes quiser ao longo do dia, não tiram a maquilhagem e conseguem manter a pele fresca e hidratada.

Na fotogaleria, em cima, veja algumas sugestões de produtos que deve usar na sua rotina para manter a sua pele protegida do inimigo computador.