São poucos os produtos de beleza que conquistam a unanimidade entre as consumidoras. Mas a verdade é que é isso mesmo que acontece com a água micelar. Desde que apareceu no mercado, as legiões de utilizadoras que se tornam fãs incondicionais sucedem-se e tudo indica que o fenómeno vai continuar.

Mas o que é que este produto de limpeza do rosto tem que os outros não têm? Permite que qualquer mulher, em qualquer momento, possa cumprir o ritual de limpeza do rosto em pouco mais de um minuto. E com total eficácia.

Imagine que chega a casa depois de um dia de trabalho esgotante e as crianças ficam acordadas até tarde sem lhe dar descanso. A última coisa que lhe vai apetecer é limpar a pele com três produtos, uns atrás dos outros. Certo? Ou lembre-se de quando sai à noite com uma maquilhagem muito elaborada, mas regressa tarde e com sono. Será que ainda vai desmaquilhar-se?

Antes de responder, saiba que o facto de não fazer a limpeza pode acelerar o surgimento de rugas, causar despigmentação, secura e vermelhidão. Além disso, dormir maquilhada, aumenta a exposição da pele aos radicais livres, o que leva à degradação do colagénio e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Micelas: o grande segredo

O segredo da água micelar reside na tecnologia inovadora utilizada, que assenta nas micelas. Estas são pequenos aglomerados de moléculas inteligentes com capacidade para atrair tanto a sujidade hidrossolúvel como a lipossolúvel. Desta forma, funcionam como uma espécie de ímanes que puxam para o algodão as impurezas acumuladas ao longo do dia resultantes do suor, gordura, maquilhagem e até da poluição atmosférica. Dada a sua eficácia, evita a necessidade de esfregar a pele ou passar o rosto por água.

Atualmente são várias as marcas que disponibilizam este produto no mercado. Entre elas encontramos as Águas Micelares de Limpeza Suave 3 em 1 NIVEA, que se destacam pelos ingredientes naturais que a marca combina com a tecnologia micelar. O resultado é um produto que limpa e desmaquilha de forma suave, mas altamente eficaz e sem deixar resíduos na pele. Além disso, hidrata e protege com o selo de qualidade a que a famosa marca habituou os consumidores de todo o mundo.

Outra das vantagens das águas micelares NIVEA é que podem ser utilizadas na zona dos olhos com total segurança e sem risco de alergia. Ao mesmo tempo que limpam e removem a maquilhagem, também hidratam a pele do contorno dos olhos (uma zona particularmente delicada) e ainda cuidam das pestanas.

Fórmula para pele sensível e normal

As águas micelares NIVEA são isentas de perfume, corantes e parabenos, tendo sido controladas e testadas por dermatologistas e oftalmologistas. Estão disponíveis em duas versões: para pele sensível e para pele normal.

A fórmula NIVEA para pele sensível inclui dexpantenol (um agente super hidratante) e óleo de semente de uva, ajudando a reduzir a vermelhidão, a sensação de repuxamento e a secura, sinais que caracterizam aquele tipo de pele.

Já a fórmula para pele normal é rica em vitamina E, que se destaca pelas suas propriedades antioxidantes, úteis no combate aos radicais livres (substâncias nocivas que contribuem para o envelhecimento cutâneo).

Ambas as fórmulas apresentam o mesmo pH que a água, o que as torna inócuas para o manto ácido da pele – um importante mecanismo de proteção natural da derme. Esta barreira fica igualmente protegida pelo facto de não haver necessidade de enxaguamento (evita-se a utilização da toalha que pode ser agressiva) nem de fricção excessiva com o disco de algodão.

Como usar as águas micelares

Mostrar Esconder
  • Embeber um disco de algodão e colocar em cima dos olhos fechados, deixando uns segundos antes de remover para que as micelas atuem;
  • Os olhos devem ser limpos de forma a respeitar o crescimento das pestanas: na vertical e sem movimentos bruscos;
  • Não esquecer o canto exterior dos olhos, que também devem ser limpos na vertical, para que as pestanas e pálpebras fiquem completamente isentas de maquilhagem;
  • Passar depois para a zona dos lábios e queixo, subir para as maçãs do rosto, nariz, testa e terminar no pescoço;
  • Trocar de algodão sempre que estiver muito sujo;
  • Para que a sujidade seja corretamente eliminada, aplique o algodão embebido e deixar atuar uns segundos, exercendo uma ligeira pressão nos pontos mais necessitados;
  • Não há necessidade de enxaguar no final.

Alta-performance, cuidado extra e muito prática

Tudo indica que a tendência da água micelar veio mesmo para ficar. Essa é também a convicção de Jessica Schäfer, responsável pela área de Investigação & Desenvolvimento de Cuidados Faciais Essenciais da Beiersdorf: “Muitas mulheres constatam que ficam com a pele irritada e ressequida depois de a limparem. Ao mesmo tempo, não gostam de usar vários produtos de limpeza e remoção da maquilhagem. Portanto, procuravam um método de cuidado que lhes permitisse limpar o rosto de forma eficaz, mas suave – tudo num único passo. Quando novos produtos preenchem todas as necessidades tornam-se uma tendência.” Segundo a especialista, o objetivo da NIVEA passou por “desenvolver ainda mais esta tecnologia e, como consequência, atualizá-la”. Para tal, não se poupam a esforços: “É por isso que submetemos os produtos a testes extensivos, adicionamos ingredientes valiosos de cuidado às nossas fórmulas e mantemos um pH neutro para as tornar eficazes, mas delicadas. Este é o segredo para que a fórmula de cuidado com a tecnologia micelar das Águas Micelares de Limpeza Suave 3 em 1 NIVEA limpe de forma eficaz, refresque a pele e a ajude a reter a sua beleza natural.”