Realizou-se esta sexta-feira o sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, que colocou como jogo grande desta fase o Bayern-Real Madrid. Ou seja, Renato Sanches contra Cristiano Ronaldo, Pepe e companhia. Muitos campeões europeus e mundiais de seleções em 180 minutos que prometem ser escaldantes, sendo que os espanhóis tentam revalidar o título conquistado no ano passado nas grandes penalidades frente ao At. Madrid.

Na última vez que se cruzaram, em 2014, nas meias-finais, os merengues confirmaram a vantagem de 1-0 na primeira mão com uma goleada por 4-0 na Alemanha com um bis de Cristiano Ronaldo e outro de… Sergio Ramos. Antes, nas meias-finais de 2012, os bávaros levaram a melhor no desempate por grandes penalidades no Santiago Bernabéu, após triunfos dos visitados por 2-1. Em 22 jogos desde 1976, os germânicos têm uma ligeira vantagem face aos espanhóis: 11 vitórias, contra nove do adversário e dois empates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro duelo que colocará também em confronto campeões europeus de seleções por Portugal, o Borussia Dortmund de Rapahel Guerreiro, que eliminou o Benfica nos oitavos-de-final, terá pela frente o Mónaco de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho, que deixou pelo caminho o Manchester City de Pep Guardiola.

Já o Atlético de Madrid, que conta com o português Tiago, vai defrontar o Leicester (adversário que era ao mesmo tempo temido e desejado por quase todas as equipas), ao passo que o Barcelona de André Gomes, que conseguiu fazer história ao eliminar o PSG por 6-1 após uma derrota por 4-0 em Paris, terá pela frente a Juventus, carrasco do FC Porto nos oitavos-de-final da competição.

Apesar de estarem em prova ainda três equipas espanholas e duas alemãs, não houve qualquer cruzamento entre conjuntos do mesmo país, uma das curiosidades em torno deste sorteio que teve no antigo avançado Ian Rush a grande figura.

A primeira mão irá realiza-se entre os dias 11 e 12 de abril, estando o segundo jogo marcado para a semana seguinte. A final da Liga dos Campeões está marcada para o Millennium Stadium, em Cardiff, no dia 3 de junho.