Neill Lochery é professor catedrático de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College de Londres. Entre os temas aos quais tem dado especial atenção estão Lisboa, Portugal e momentos chave da história do país e do mundo.

“Portugal Saído das Sombras”, de Neill Lochery Presença)

O novo livro do académico, publicado originalmente em inglês no passado mês de fevereiro e agora disponível em português, é Portugal Saído das Sombras — Da Revolução de 1974 até ao Presente. E é no final da introdução que Lochery escreve:

“A história da viragem de Lisboa e de Portugal para o mundo moderno começou no dia 25 de abril de 1974, mas a sua transformação numa nação democrática com uma saudável sociedade civil e política iria revelar -se mais difícil de alcançar do que meramente destituir o velho regime autoritário. O mundo exterior, sobretudo a Europa, ofereceu um amplo apoio a Lisboa para que fossem alcançadas as nobres metas de direcionar o país rumo à modernização. No entanto, este apoio tornou-se por vezes mais um obstáculo do que uma ajuda e impediu o Portugal democrático de amadurecer como um Estado moderno.”

É esta história que o inglês procura contar, começando nas consequências imediatas do 25 de Abril e terminando na visita de uma delegação do FMI em 2015, para “avaliar o sucesso do programa de resgate financeiro”. Pelo caminho, Lochery aborda a descolonização, os primeiros governos eleitos em democracia, a adesão à CEE, eventos marcantes como a Expo 98 ou o Euro 2004, as visitas do Papa João Paulo II ou da Rainha de Inglaterra, as cimeiras da NATO, a transição para o século XXI e os anos de austeridade.

Na galeria acima, o Observador publica as imagens que ilustram os 40 anos analisados em Portugal Saído das Sombras.

Neill Lochery é autor de títulos como “Lisboa, A Guerra nas Sombras da Cidade Luz, 1939-1945”, “Lisboa, A Cidade Vista de Fora, 1933-1974”, “Brasil, A Segunda Guerra Mundial” ou “A Construção do Brasil Moderno”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR