Depois do encerramento temporário do aeroporto de Orly – após um francês de 39 anos ter sido abatido nas instalações aeroportuárias ao início da manhã -, a normalidade começa a ser reposta. Os dois terminais, Sul e Oeste, foram reabertos e o tráfego foi retomado ao início da tarde. A reabertura acontece cerca de duas horas e meia depois de o terminal Oeste ter sido igualmente reaberto.

O regresso à total normalidade em Orly-Sul deverá acontecer somente durante a manhã de domingo, segundo disse à France Presse, Augustin de Romanet, responsável dos Aeroportos de França. O terminal Oeste do aeroporto foi reaberto a meio da manhã e “o tráfego vai ser retomado progressivamente”, confirmou o presidente dos Aeroportos de Paris (ADP), Augustin de Romanet. Por volta do meio-dia, em Lisboa, os passageiros de 13 aviões que estavam bloqueados no terminal sul começaram a desembarcar.

Um homem francês de 39 anos foi abatido no aeroporto de Orly, o segundo maior de Paris, depois de ter roubado a arma a uma militar do programa francês anti-terrorismo “Sentinela” e a ter ameaçado. De acordo com informação oficial do Ministério do Interior francês prestada à agência AFP, depois de lhe roubar a arma por volta das 8h30 (7h30 em Lisboa), o homem refugiou-se numa das lojas do aeroporto.

À Reuters, fonte da polícia disse que o homem era “um radical islâmico conhecido dos serviços de inteligência e do sistema judicial”. O pai e o irmão do atacante foram detidos pelas autoridades para interrogatório, um procedimento que o Figaro diz ser habitual neste tipo de situações. O atacante tinha um historial de carjacking e tráfico de estupefacientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não se conhecem ainda os motivos, mas sabe-se que o homem já estava referenciado pelas autoridades e pelos serviços de informação franceses. O ministro do Interior francês, Le Roux confirmou em conferência de imprensa que o homem tinha estado envolvido num tiroteio que decorreu horas antes nos subúrbios de Paris, em Stains. O carro em que seguia tinha sido mandado parar numa operação Stop e o condutor atirou sob três agentes da polícia. Um deles ficou ligeiramente ferido.

Sabe-se ainda que esteve sob vigilância policial por suspeita de se ter radicalizado enquanto esteve preso, mas que essa vigilância tinha sido suspensa, segundo o Le Figaro. O presidente francês François Hollande já “saudou a coragem” que os agentes da polícia e das forças militares mostraram ter “face a um indivíduo particularmente perigoso”.

A operação Sentinela envolve milhares de soldados, que reforçam o estado de emergência que se vive em França desde os ataques de novembro de 2015. O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, e o ministro do Interior, Bruno Le Roux, já estiveram no aeroporto e elogiaram o “profissionalismo” das forças de segurança no local e confirmaram que não houve feridos. “A operação Sentinela é indispensável para assegurar a segurança do país”, afirmou Jean-Yves Le Drian.

Na sequência do incidente, foram evacuadas 3.000 pessoas do terminal sul do aeroporto, onde esteve a decorrer uma operação da brigada de minas e armadilhas, que já foi encerrada. O aeroporto de Orly ainda se encontra condicionado e os voos estão a ser desviados para o aeroporto Charles de Gaulle. Os passageiros que se encontravam no aeroporto começaram a sair da infra-estrutura a pé.

As autoridades pediram às pessoas que se mantivessem afastadas da zona do aeroporto. “Pedimos às pessoas que não se dirijam ao aeroporto d’Orly”, afirmou o porta-voz do aeroporto. Segundo as testemunhas no local, o homem agarrou a militar pelo pescoço, tendo ameaçado outros dois com a arma que lhe tirou. Antes de ser abatido, o homem deixou ainda um saco no meio do corredor do aeroporto.

O ministro do Interior francês, Bruno Le Roux, foi imediatamente para o aeroporto. O candidato às presidenciais francesas Nicolas Dupont-Aignan estava no aeroporto para apanhar um avião para Toulouse. No Twitter escreveu que “mais do que nunca, é preciso manter o estado de emergência e reforçar o pessoal de segurança”.

O candidato independente às eleições francesas Emmanuel Macron também já se manifestou no Twitter, aplaudindo o profissionalismo dos militares.

ANA aconselha passageiros com destino a Paris a confirmar estado do voos

A ANA- Aeroportos aconselhou este sábado os passageiros com destino a Paris-Orly a verificarem o estado dos voos, dado que o tráfego aéreo foi “completamente interrompido” no aeroporto de Orly, depois de um homem ter sido abatido no local.

Contactada pela Lusa, fonte da ANA — Aeroportos de Portugal disse que “para já [cerca das 09:45] não há voos cancelados” para Paris-Orly, mas “provavelmente pode ser que venham a ser divergidos para o aeroporto Charles de Gaulle”. Segundo a mesma fonte estão previstos para hoje 20 voos, partidas e chegadas, dos aeroportos portugueses para Orly-Paris.

Dois voos da TAP com destino a Paris-Orly tiveram hoje de ser divergidos para a pista de Charles de Gaulle, e um terceiro, igualmente com o mesmo destino, e que já se encontrava fechado, “foi adiado pelo menos até ao meio-dia”, hora até que aquele aeroporto francês estará fechado segundo as primeiras informações dadas à TAP, explicou fonte da TAP à Lusa.

*Aualizado às 16h30 com informação sobre os dois terminais