O endividamento do setor não financeiro (Estado, famílias e empresas não financeiras) aumentou em janeiro para os 714,7 mil milhões de euros, segundo dados esta terça-feira divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Do total, 309,9 mil milhões respeitavam ao setor público e 404,8 mil milhões ao setor privado.

Em dezembro de 2016, o endividamento do setor não financeiro tinha-se fixado nos 714,5 mil milhões de euros e no mês homólogo era de 711,5 mil milhões de euros. Face a dezembro, o endividamento do setor público aumentou 1,5 mil milhões de euros e o endividamento do setor privado diminuiu 1,4 mil milhões de euros, resultando num aumento de 100 milhões de euros para o conjunto do setor não financeiro, refere a instituição.

De acordo com o BdP, o acréscimo do endividamento do setor público “reflete o incremento do financiamento concedido por todos os setores financiadores, com exceção das empresas”. No setor privado, o endividamento das empresas diminuiu mil milhões de euros e o dos particulares 400 milhões de euros.

“A diminuição do endividamento do setor privado resulta predominantemente do decréscimo do financiamento obtido junto do setor financeiro residente e ainda da redução do financiamento externo das empresas”, justifica o BdP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR