Todos os partidos escolheram temas económicos para o debate quinzenal de quarta-feira com o primeiro-ministro, no parlamento, em que também vai ser abordada a situação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), disseram esta terça-feira à Lusa fontes parlamentares.

Fonte do PCP disse à agência Lusa que o partido levará a debate o tema da recapitalização da Caixa, a rede de agências que a administração do banco admite reduzir, a manutenção dos postos de trabalho e a emissão de obrigações.

O Bloco de Esquerda, que pediu uma audição urgente no parlamento do ministro das Finanças sobre a redução de balcões da Caixa Geral de Depósitos, também irá questionar António Costa sobre o assunto, segundo fontes da bancada bloquista.

O debate será aberto pela deputada e líder do CDS, Assunção Cristas, seguindo-se os pedidos de esclarecimento a António Costa do PSD, PS, BE, PCP, PEV e do deputado do Pessoas-Animais e Natureza (PAN).

Outra das questões que poderá ser levantada pelo Bloco é a posição do Banco Central Europeu (BCE), noticiada pelo Jornal de Negócios, de que Portugal não terá adotado medidas necessárias para corrigir desequilíbrios macroeconómicos excessivos e que deveria ser multado.

Segundo o regimento da Assembleia da República, o “primeiro-ministro comparece quinzenalmente perante o Plenário para uma sessão de perguntas dos deputados”.