Fatos de banho, sapatilhas, vestidos e colares. É impossível prever a quantidade exata de peças de roupa, acessórios de moda e artigos de decoração que estarão à venda na 17.ª edição do Mercadito da Carlota. Uma coisa é certa: serão 100 marcas presentes e 60% da oferta estará direcionada para as crianças. Quando? Este sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e dia 2 de abrir no Porto. Dois dias para ficar a conhecer as novidades das coleções de primavera/verão 2017 para mães e filhos (este ano com direito a três novas marcas para homens).

Para lá da moda e das tendências, há atividades preparadas para um dia em família: brincar com princesas e super-heróis, participar em sessões fotográficas e aproveitar para almoçar numa banca de street food são só algumas delas.

Em conversa com o Observador, Fernanda Velez, mãe, dinamizadora do mercado e autora do blogue onde tudo nasceu, o Blog da Carlota, desvenda o que vai acontecer e algumas das novidades.

© Divulgação

Esta é já a 17.ª edição do Mercadito da Carlota. O que o diferencia e o faz acontecer todos os anos?
Em todas as edições há novidades. Coincidem sempre com a mudança da estação, com o lançamento das novas coleções das marcas. Este é, sem dúvida, um dos pontos que marca o sucesso do Mercadito: dar resposta à curiosidade dos visitantes em conhecer novas peças, próximas tendências. E há sempre marcas novas para dar a conhecer. Por fim, há também as novidades a nível de programação, as atividades para as famílias. Todo o conjunto justifica o evento e faz com que se repita.

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Quando falamos em moda e tendências, falamos apenas das que se destinam a crianças e jovens?
Isso já lá vai… Começou por ser assim, sim. Rapidamente percebemos a importância de ter também moda de senhora, para as mães. Hoje em dia é uma mistura das duas coisas e ainda adicionamos a decoração, a categoria “casa”. O peso maior no mercado é a moda de criança, cerca de 60%, o restante divide-se entre senhora e casa. Este ano temos também oferta para homem com três marcas masculinas.

Quantas marcas vão estar presentes?
100 marcas. Considero que este é o limite para haver critério e garantia de qualidade. O facto de nos preocuparmos com um sistema de curadoria, em que há uma seleção de quem vai lá estar com critérios como a originalidade, faz com que as pessoas queiram estar presentes nele. Este é outro fator que contribui para o sucesso deste mercado.

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Quanto a novidades, o que está reservado para este ano?
Há muitas novidades, sobretudo para as senhoras: Sopro Jewelry, Marla, Pitaya, Caia na Praia, Minimalism, Bohemian Swimwear. Outras marcas que também vão estar presentes são a Maria Bianca, DOT, Tic Tac Babies, Anna Westerlund, Paez, Piupiuchik, Sal & Pimenta. Há novidades e há “pesos pesados”, isto é, marcas mais antigas.

E como se conhecem estas marcas?
O Mercadito da Carlota é o que vou mostrando ao longo do ano no blogue. Aposto em marcas novas e originais. Quando chega a altura do mercado, convido-as a estarem presentes. As pessoas que se identificam com o blogue e com o que nele é publicado, sabem já ao que vão, que tipo de seleção foi feita e o que podem esperar encontrar no dia. Ao início havia maior procura destas marcas. Hoje em dia, elas próprias apresentam-se e o meu trabalho é o de avaliar e selecionar.

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Para além das marcas e tendências, costuma ter também atividades para as famílias. Na 17.ª edição, o que podem esperar pequenos e graúdos?
Este ano há princesas e super-heróis à espera dos mais novos. Há teatro de fantoches, parada de mascotes, pinturas faciais e há um espaço de fotografia dedicado aos pais e filhos, com as personagens que lá se encontram. Para além disso, cada marca vai ter surpresas preparadas. Por exemplo, a marca de carros presente no mercado terá os próprios carros para os pais verem e mesas para os filhos se entreterem com desenhos e plasticinas. Há lanches oferta, wi-fi grátis durante todo o dia e há ainda um espaço de street food. Há mesmo espaço para todos.

O quê? Mercadito da Carlota
Onde? Em Lisboa, no CCB e no Porto, no Hotel Sheraton
Quando? 25 de março em Lisboa, 2 e abril no Porto
Horário: Das 10h às 19h
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