O cinema do realizador português João Pedro Rodrigues, incluindo o mais recente “O ornitólogo”, vai ser exibido a partir de dia 30 numa retrospetiva no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, anunciou esta quarta-feira aquele espaço.

Será “a maior retrospetiva já feita no Brasil da obra do realizador português”, lê-se na página oficial do Instituto Moreira Salles.

O ciclo é organizado a propósito da estreia brasileira de “O ornitólogo” e incluirá projeções – em digital e em 35mm – de filmes como “Parabéns” (1997), “Odete” (2005) e “Morrer como um homem” (2009).

A estes juntam-se ainda os filmes que João Pedro Rodrigues fez em parceria com João Rui Guerra da Mata, como as curtas-metragens “China, China” (2009) e “Alvorada Vermelha” (2011), bem como a longa “A última vez que vi Macau” (2012).

A retrospetiva estender-se-á até 12 de abril, sendo que no dia 8, após a exibição de “O ornitólogo”, haverá uma conversa de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata com o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho.

Em 2016, com “O ornitólogo”, João Pedro Rodrigues conquistou o prémio de melhor realizador no festival de cinema de Locarno (Suíça) e o prémio de melhor filme no Festival de Cinema do Recife (Brasil).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR