As escolas das vilas de Montalegre e Sabrosa, distrito de Vila Real, vão estar fechadas esta quinta-feira devido à dificuldade de circulação dos transportes escolares provocada pela queda de neve e ao gelo, segundo fontes da autarquia. David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Proteção Civil, disse à agência Lusa que a circulação é perigosa, principalmente devido ao gelo, pelo que, e por uma medida de precaução, foi decidido que os transportes escolares não vão circular e as escolas da vila vão ficar fechadas esta quinta-feira.

Ficam assim, sem aulas cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.

O responsável adiantou que os meios da proteção civil estão no terreno nas operações de limpeza das vias e no espalhamento de sal. Mais a Sul do distrito, em Sabrosa, as aulas vão também estar suspensas esta quinta-feira por causa da neve.

Segundo o presidente do município, Domingos Carvas, apesar das ligações principais do concelho estarem transitáveis, considerou-se que não havia condições de segurança para a passagem dos transportes mais pesados, como os escolares. O autarca referiu que são cerca de 650 as crianças, desde o primeiro ciclo ao secundário, que esta quinta-feira não vão ter aulas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Boticas, cerca de 100 estudantes das aldeias mais altas também não vão às aulas esta manhã devido às dificuldades de circulação dos transportes escolares. O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que a neve, mas principalmente o gelo que se acumulou por cima, está a criar dificuldades nas estradas das zonas mais altas. No terreno estão também os meios da Proteção Civil mas, segundo o autarca, as temperaturas negativas estão a dificultar a atuação do sal sobre o gelo e neve.

Em Vila Pouca de Aguiar, os limpa-neves estiveram no terreno durante a noite a proceder à limpeza das vias e, segundo o responsável pela Proteção Civil Municipal, João Fontes, todas as estradas estão transitáveis e os transportes escolares a circular.

A cidade de Vila Real acordou esta quinta-feira pintada de branco, um cenário que não é muito comum. A maior preocupação da Proteção Civil de Vila Real foi com a estrada de Lamas de Olo, na serra do Alvão, para onde foram mobilizados os limpa-neves que estão a proceder às operações de limpeza.

Devido à intensidade da neve, o Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, na serra do Marão, chegou a estar cortado ao trânsito durante a noite e a neve desceu também à cota da Autoestrada 4 (A4) Túnel do Marão. Segundo fonte da GNR, as principais estradas do distrito estavam transitáveis esta manhã, aconselhando, no entanto, precaução na condução.