Mais de 116 milhões de crianças vão ser vacinadas contra a poliomielite durante a próxima semana em 13 países da África Ocidental e Central, em mais um esforço para acabar com a doença no continente, anunciou esta quinta-feira a ONU.

Todos os menores de cinco anos do Benim, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Serra Leoa “serão imunizados simultaneamente” contra a poliomielite, ou paralisia infantil, numa das maiores campanhas deste tipo realizadas em África, indicam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) num comunicado conjunto.

As equipas de vacinação, que integram mais de 190.000 profissionais de saúde e voluntários, “trabalharão até 12 horas por dia, deslocando-se a pé e de bicicleta, muitas vezes com uma humidade sufocante e temperaturas superiores a 40 graus centígrados”, assinalam.

Matshidiso Moeti, diretora regional para África da OMS, lembra que Nelson Mandela lançou há 20 anos a campanha “Kick Polio Out of Africa”, numa altura em que a poliomielite era endémica em todos os países e em que “mais de 75 mil crianças ficavam paralisadas anualmente devido à doença”. A “dedicação dos governos, comunidades, pais e profissionais de saúde” permitiu que a doença fosse confinada a uma zona junto ao Lago Chade, mas a natureza do vírus, propensa à epidemia, torna o progresso frágil, alerta Moeti, numa chamada de atenção para a importância da campanha de vacinação da próxima semana.

Marie-Pierre Poirier, diretora para a África Ocidental e Central da Unicef, declara-se confiante de que o “último reservatório de pólio” pode ser destruído se existir empenhamento por parte dos líderes africanos. “A erradicação da poliomielite será uma vitória sem precedentes, que não só salvará todas as futuras gerações de crianças de uma doença evitável, como mostrará ao mundo o que África pode fazer quando se une com um objetivo comum”, disse a responsável, citada no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR