Jane Austen, a escritora britânica mundialmente conhecida pela sua visão anacrónica sobre a sociedade da época, nunca foi casada. Na verdade, criou mesmo dois documentos de casamento falsos, com dois homens diferentes, conta a France 24. A autora é conhecida pelos seus seis romances que se tornaram clássicos da literatura inglesa.

Ainda que nos seus romances tenha abordado a temática dos costumes patriarcais da época e da estabilidade do estatuto social através de casamentos vantajosos, a verdade é que os registos mostram que Jane nunca alinhou nos costumes da época.

Segundos os documentos e registos da altura, existiram duas falsas entradas de casamentos, escritas pela própria Jane Austen. Estas entradas anunciavam a união de Jane com dois homens imaginários. Segundo afirmaram os responsáveis pelos arquivos de Hampshire, onde estarão guardados os dois registos falsos, os documentos serão exibidos ao público aquando do bicentenário da morte da escritora.

Os documentos foram encontrados no registo de casamento da paróquia de Steventon, Hampshire, no sudoeste de Inglaterra, onde a escritora cresceu. Austen terá sido (ficticiamente) casada com Henry Fitzwilliam, de Londres, e com Edmund Mortimer, de Liverpool. Segundo escreve a France 24, a escritora, na época adolescente, conseguiu falsificar os documentos porque o seu pai seria reitor da paróquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR