A Universidade do Minho (UMinho) vai “abrir portas à sociedade” sexta-feira e sábado, numa “iniciativa pioneira” que permitirá conhecer as instalações da academia, a oferta formativa e participar em centenas de atividades para todas as idades, anunciou a instituição.

Em declarações à agência Lusa, o reitor daquela instituição de Ensino Superior, António Cunha, explicou que os objetivos do “Open Weekend” passam por “mostrar” a UMinho mas também “captar futuros estudantes”. A iniciativa, que conta com quatro mil inscritos, envolve todas as escolas da academia minhota, dos polos de Gualtar (Braga) e Azerém (Guimarães) e vai proporcionar desde experiências, demonstrações científicas a palestras, ‘workshops’ e momentos culturais.

“Não deixa de haver um interesse da universidade neste processo em tentar atrair para ela, como futuros estudantes, essa população mais jovem. Mas, sobretudo, a universidade quer mostrar-se, quer abrir-se à sociedade, mostrar aquilo que faz, os seus espaços, o modo como funciona”, apontou António Cunha. Segundo lembrou o reitor, a UMinho “tem uma experiência muito grande em fazer dias abertos setoriais, ao nível de certos grupos, escolas, unidades orgânicas”, mas este “Open Weekend assume outra dimensão.

“É a primeira vez que vamos fazer um dia aberto geral, abrindo toda a universidade no mesmo dia, ao mesmo tempo”, salientou. Assim, todas as Escolas e Institutos, bem como os serviços e as estruturas de interface da UMinho, estarão naquela iniciativa de forma a mostrarem as “suas dinâmicas naturais, que vão desde os diversos níveis de ensino até à ciência de topo desenvolvida nos mais de 30 centros de investigação”.

Aos participantes será dada a possibilidade de conhecer “ao pormenor” a oferta formativa, os serviços e as instalações da academia, partilhar ideias com professores e alunos e envolver-se em atividades ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes.

Entre as atividades preparadas, será dada a hipótese de aprender primeiros socorros, auscultar a atividade cerebral, manipular drones para captar imagens geológicas, construir uma torre de esparguete, criar uma minirrede de computadores, aprender língua gestual, farsi e árabe, produzir iogurte natural para perceber os mecanismos de fermentação, analisar ao microscópio fígados de animais, simular diretos televisivos, tocar saxofone, desenhar e imprimir uma capa de telemóvel em 3D e simular a assembleia-geral da ONU. O “Open Weekend” da UMinho é destinado a alunos dos ensinos básico e secundário, bem como aos seus familiares, professores e orientadores vocacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR