Engenharia

Almada recebe uma das maiores competições de engenharia

A European BEST Engineering Competition é uma das maiores competições de engenharia da Europa e, este fim de semana, cerca de 72 estudantes estarão em Almada a competir na primeira fase local.

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Este fim de semana, nos dias 25 e 26 de março, o BEST Almada (Board of European Students of Technology) vai juntar cerca de 68 estudantes de engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA) à equipa apurada da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED) para competirem na primeira fase local da European BEST Engineering Competition (EBEC), a maior competição de engenharia da Europa.

“É, principalmente, uma oportunidade para os jovens estudantes estimularem a sua criatividade, espírito de equipa e gestão de tempo e aplicarem os conhecimentos teóricos que vão aprendendo ao longo do seu percurso académico. É também uma oportunidade para os estudantes estabelecerem contacto com empresas de renome e ficarem a conhecer os seus problemas reais.”, explica Filipa Monteiro, membro do BEST Almada.

No total, são 18 equipas de quatro elementos que vão ter a oportunidade de concorrer, segundo o comunicado enviado, ao “prémio de melhor equipa de estudantes de engenharia da Europa“, a partir de Almada. Existem duas categorias nas quais podem concorrer: Team Design e Case Study; tendo depois a oportunidade de defender a região que representam (Almada) na cidade do Porto, na fase nacional da competição.

A fase final decorrerá, posteriormente, em Brno, na República Checa e vai contar com uma competição entre os melhores estudantes de engenharia da Europa. Esta última fase vai juntar os vencedores da competição nacional, no Porto, “em conjunto com os vencedores das restantes 14 rondas nacionais (realizadas em mais países da Europa)”, conclui Filipa Monteiro.

A edição deste ano vai contar com a participação especial e o apoio da Brisa assumindo-se também como um aliado para o desenvolvimento de Portugal. Filipa acrescenta ainda que “nesta edição, o Case Study será um problema real da empresa Brisa e é esperado que os participantes desenvolvam soluções inovadoras ao longo da competição, havendo mesmo a possibilidade da melhor solução ser, posteriormente, desenvolvida e aplicada na realidade da empresa.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Desigualdade

Estudar é para todos?

José Ferreira Gomes

Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)