O papa Francisco afirmou, por ocasião das celebrações dos 60 anos dos Tratados de Roma, que a Europa “arrisca-se a morrer” se não voltar a encontrar os ideais dos pais fundadores do projeto europeu como “a solidariedade”.

O papa falava no Vaticano diante dos 27 líderes europeus que vão participar no sábado em Roma nas comemorações do 60.º aniversário dos Tratados fundadores da União Europeia (UE), numa cerimónia na qual vão adotar uma declaração sobre o futuro da Europa.

“Quando um corpo perde o sentido de direção e não é mais capaz de olhar em frente, sofre um retrocesso e, a longo prazo, arrisca-se a morrer”, declarou Francisco.

A celebração dos Tratados de Roma ocorre num contexto particularmente difícil para a UE, que se prepara para, pela primeira vez, perder um Estado-membro, o Reino Unido, tendo lugar quatro dias antes de Londres enviar para Bruxelas a notificação de ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que desencadeará as negociações para a concretização do ‘Brexit’, um dos maiores reveses da história da União.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR