A Apple lançou esta terça-feira uma edição especial do iPhone 7 e 7 Plus em vermelho, modelo que irá contribuir para o Fundo Global que apoia o combate do HIV. Mas a China resolveu tratar o assunto de maneira diferente, conta a BBC. No site chinês da multinacional norte-americana, não se faz qualquer alusão à causa nem em relação à cor vermelha do produto – ao contrário dos restantes países, em que o motivo para criar esta edição especial foi anunciado na página oficial.

No site oficial da Apple na China pode ler-se apenas “iPhone 7 agora em vermelho”. Já nos outros países, como por exemplo Portugal, todas as informações e o porquê da introdução desta nova cor no mercado são dados aos utilizadores da marca. Veja abaixo as diferenças.

Página oficial da Apple em Portugal

Página oficial da Apple na China

A revelação acabou por gerar controvérsia entre utilizadores e especialistas. No entanto, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Mas então, qual terá sido a razão para a China não ter feito qualquer referência à iniciativa de apoio e contributo ao combate à SIDA? Várias hipóteses foram postas na mesa. A Quartz admite que a principal causa pode ser a existência de temas tabu nos vários territórios daquele país, como a homossexualidade ou a SIDA, principalmente por parte do Governo chinês, que continuam a encará-la como uma doença dos gays, num país onde esta orientação sexual não é amplamente aceite.

Na China, os casos registados de SIDA aumentaram mais de 400% desde 2010 e são protagonizados principalmente pela faixa etária entre os 15 e os 24 anos. Esta situação está também a ser encarada como um dos grandes contributos para a omissão da iniciativa de combate à doença no site chinês da Apple.

Gráfico disponibilizado a partir do site oficial da Comissão Nacional de Saúde e Planeamento Familiar da China

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR