A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou durante a semana passada 17 operadores económicos, entre distribuidores e retalhistas, na sequência da operação “Carne Fraca”. As ações de fiscalização tiveram origem nos alegados esquemas fraudulentos de importação e venda de carne com origem no Brasil. As conclusões apontam para o respeito das regras em vigor no mercado português.

Segundo um comunicado emitido este sábado pela ASAE, a ação de fiscalização teve como alvo os “importadores das empresas referenciadas, bem como distribuidores envolvidos”. Foi feito um controlo da carne, de forma “a verificar a rastreabilidade dos produtos que entraram no mercado nacional provenientes do Brasil”, e uma “avaliação macroscópica”. A ASAE recolheu ainda várias amostras que foram remetidas para o Laboratório de Segurança Alimentar do organismo para a realização de análises, revelando “valores inferiores aos limites de deteção aplicáveis”.

“Além de produtos controlados importados diretamente do Brasil, foram ainda controlados produtos provenientes do Brasil que entraram no mercado nacional através de trocas intracomunitárias na EU”, refere ainda o comunicado.

Na terça-feira, o jornal Público divulgou que foram importados 524.519 quilos de carne brasileira para Portugal em 2016, no valor de 3,44 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

‘Carne Fraca’. Portugal importou 524 toneladas de carne do Brasil

A ação de fiscalização envolveu 40 inspetores e médicos veterinários. A ASAE garante que “irá dar continuidade às ações de fiscalização e de investigação que considere necessárias e que garantam a salvaguarda da saúde pública e da segurança alimentar“.