É uma prática cada vez mais comum: andar na rua ou até atravessar a estrada agarrado ao smartphone com os olhos colados ao pequeno ecrã. Mesmo com o risco de esbarrar em alguém ou mesmo de ser atropelado, este é um hábito que se tornou comum sobretudo nas grandes cidades. Não podendo evitar que os cidadãos o façam, os responsáveis da cidade holandesa de Bodegraven-Reeuwijk arranjaram uma solução para garantir a segurança destes utilizadores mais distraídos: decidiu colocar semáforos na calçada, na direção do olhar dos pedestres, conta a Quartz.

O projeto consiste na instalação de tiras de luz LED no chão das ruas daquela cidade que permitem informar as pessoas – principalmente as que estão constantemente agarradas ao telemóvel – quando é que o sinal de trânsito dos peões fica verde ou vermelho.

As pessoas cada vez mais se distraem quando estão agarradas aos smartphones. As atrações das redes sociais, do WhatsApp e também da música têm um grande impacto nas pessoas e também na atenção que elas prestam ao trânsito. Como representante do Governo, sabemos que provavelmente não iremos conseguir reverter esta tendência, mas é bom anteciparmo-nos a ela”, revelou Kees Oskam, vereador da Câmara Municipal de Bodegraven-Reeuwijk.

Semáforo de luz LED instalado num dos passeios da cidade da Holanda

O sistema inovador foi desenvolvido pela empresa local HIG Traffic Systems e, até à data, só se encontra apenas num dos cruzamentos de Bodegraven-Reeuwijk a funcionar como um projeto experimental. Se for bem sucedido, o principal objetivo da empresa é adaptá-lo a outras cidades e promover então uma maior segurança nas ruas, tanto para os peões, como para os veículos que circulam na estrada.

[Veja abaixo o vídeo que ilustra e justifica da melhor forma a iniciativa].

https://www.youtube.com/watch?v=wlZdW-SjumM