Numa altura em que é já conhecida a intenção da rival Mercedes-Benz vir a disponibilizar uma verdadeira pick-up 4×4, desenvolvida a partir de um modelo já existente de um outro construtor (Nissan Navara), a também alemã BMW pode, afinal, não querer ficar atrás. Segundo notícias vindas da distante Austrália, o fabricante da hélice pode vir a disponibilizar, no futuro, uma espécie de pick-up mais pequena, de tracção apenas dianteira. E que – pasme-se! – pode mesmo ter por base a última geração do SUV X5!

A notícia resulta de uma enigmática declaração do director-geral da BMW Austrália, Marc Werner, que, questionado sobre a possibilidade de a marca alemã vir a disponibilizar uma pick-up mais pequena, num mercado como o australiano, onde este tipo de propostas é muito procurado, terá respondido: “Nunca digas nunca.”

16 fotos

Contudo, pelo menos para já – descansem os puristas -, a verdade é que tal hipótese não passa disso mesmo: uma hipótese. Mas, caso venha a tornar-se realidade, não será nada de verdadeiramente inédito ou surpreendente. Basta recordar, aliás, veículos como a E30 ou a E92 M3, duas pick-ups já existentes, ainda que construídas apenas para “consumo interno” – foram feitas apenas uma unidade de cada, tendo por base um… Série 3!

Se o estudo de design agora divulgado pelo Indian Autos Blog vier a tornar-se um dia realidade – algo que certamente dependerá muito do potencial comercial do futuro modelo -, o expectável é que a BMW não se lance nesta nova “aventura” sozinha, mas antes aproveite a parceria que mantém com a japonesa Toyota. Construindo assim, com menos custos, uma proposta que poderá mesmo ter algo de Hilux na sua génese.

Por outro lado e até pela novidade que este tipo de veículo representa entre as marcas premium , o fabricante de Munique também deverá querer perceber até que ponto a “aventura” da Mercedes-Benz dará certo, antes de dar, ele próprio, passo idêntico. Até porque, da parte do outro rival, a Audi, a garantia é de que não existe qualquer intenção de vir a produzir uma pick-up premium – mesmo se, em casa, já existe uma base chamada Volkswagen Amarok…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR