Até aqui “coutada” reservada principalmente às marcas premium – veja-se o caso, por exemplo, do Audi RS Q3 -, o segmento dos SUV mais desportivos pode vir a conhecer em breve um novo contendor: a Ford – ultimamente muito activa no domínio dos desportivos, desde logo com o lançamento do novo Focus RS e do ainda mais arrebatador GT – pode vir a apresentar também um SUV genuinamente desportivo. Garantia do homem forte da Ford Performance, Dave Pericak.

“Os clientes dos SUV adoram desempenho. Embora eu acredite que a definição de desempenho para um SUV seja ligeiramente diferente daquilo que significa para um Focus ou até mesmo para um Fiesta, aquilo que temos visto, não só nos EUA mas a nível global, é que as pessoas gostam de carros visualmente agressivos, gostam de desportividade, querem potência, melhores motores, pelo que a minha resposta [quanto a um SUV verdadeiramente desportivo] só pode ser sim. Até porque eu acredito que os clientes dos SUV irão apreciar performance”, admitiu Pericak, em entrevista à Car Dealer.

Dave Pericak

No entanto, desengane-se quem possa pensar que o futuro SUV desportivo do Ford será não mais que um makeover estético de um dos actuais modelos da marca da oval. Pelo contrário, o mesmo responsável garante que, se a ideia receber luz verde da administração da Ford, o produto final será um verdadeiro desportivo de altas performances.

Se olharmos para o mercado actual dos SUV, constatamos que não existem muitas propostas credíveis em termos de performance. Existem construtores que fizeram, sim, tentativas parciais, existem até algumas propostas um pouco diferentes, mas a verdade é que não existe uma oferta credível. Como tal, acredito que esta seja uma área em que há, efectivamente, alguma oportunidade [de negócio]”.

Depois destas declarações e a fazer fé nalguns rumores entretanto surgidos, o futuro e primeiro SUV desportivo da Ford poderá ter por base o Kuga, que já é comercializado numa (visualmente) mais desportiva versão ST Line, com rodas de 18 ou 19″, pacote aerodinâmico e badges ST. Mas que, ainda assim, deverá ficar a anos-luz da variante que vier a receber a promissora sigla que, por exemplo, o Focus já exibe: RS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR