O cantor e compositor Bob Dylan vai receber este fim de semana em Estocolmo o dinheiro do Prémio Nobel da Literatura. O anúncio foi feito pela própria Academia Sueca no blog de Sara Daniu, secretária da instituição . Bob Dylan aceita o prémio de 824 mil euros mais de três meses depois da cerimónia oficial de entrega de galardões da Academia Sueca, a que faltou, e a apenas três meses da data limite para reclamar o valor, marcada para 10 de junho.

De acordo com a tradição dos prémios, Bob Dylan terá de preparar um discurso de agradecimento à “palestra Nobel”, os decisores que lhe atribuíram o prémio em dezembro do ano passado. Esse agradecimento pode ser feito presencialmente ou em qualquer formato virtual, mas não se conhecem os planos do cantor sobre esta matéria. O prémio, composto por uma medalha e por um diploma, será entregue numa cerimónia privada a que apenas um pequeno grupo de jornalistas poderá assistir.

Este terá sido o primeiro contacto estabelecido pelo Bob Dylan com a Academia Sueca desde que os vencedores do prémio foram oficialmente anunciados. O compositor de 76 anos venceu o prémio “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR