Os pés são a base do corpo. Logo, no mundo do desporto — e juntamente com o soutien certo, os ténis devem ser uma das principais preocupações dos praticantes regulares de exercício físico. Ao caminhar, o impacto causado no chão multiplica 1,5 a duas vezes o peso do corpo, o impacto da corrida três a seis vezes e o salto sete a 13, o que significa que, em cada passada, verifica-se uma carga pelo menos duas vezes superior ao peso do atleta. Logo, não será de estranhar que uma técnica de corrida deficiente, défice de mobilidade ou falta de estabilidade possam estar associadas ao par errado de ténis.

Na hora de comprar o próximo par para levar para o ginásio ou para as corridas na rua, os elementos mais importantes a ter em conta são: tamanho, capacidade de amortecimento e estabilidade. Quando calçar os ténis, deslize o dedo por trás do calcanhar — se não conseguir mexer os dedos do pé, precisa do número acima. Teste o amortecimento saltando ligeiramente a estabilidade inclinando-se para a frente e fletindo os tornozelos. E mais uma dica: de preferência, compre os ténis ao final do dia, ou depois de uma corrida, já que os pés se expandem durante o dia, e use as meias com que costuma correr.

Como escolher o soutien de desporto mais indicado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consoante o tipo de treino, há calçado de desporto desenvolvido para fornecer o suporte, estabilidade e versatilidade necessárias para cada movimento. Com a ajuda de algumas escolhas do Observador, conheça os ténis indicados para ter uma maior flexibilidade segundo o tipo de atividades que pratica:

Atividades com baixa intensidade

3 fotos

Se pratica modalidades como ioga ou pilates, é recomendável que opte por um modelo com proteção flexível e um ajuste extra para uma melhor sensação com os pés descalços. Este é indicado para quem procura firmeza e estabilidade durante a prática de exercício físico de baixa intensidade.

Atividades com média intensidade

3 fotos

Para aumentar a força e velocidade no seu treino de resistência, circuito, musculação, cardio, dança ou kickboxing, experimente uns ténis mais leves e flexíveis. Para correr, devem ainda oferecer um bom amortecimento.

Atividades com alta intensidade

3 fotos

Os ténis de máximo suporte, estabilidade e durabilidade são mais recomendados em modalidades como treino intervalado de alta intensidade (HIIT) ou levantamento de pesos para reduzir impactos e ressaltos ao máximo.