(notícia atualizada com informação de fonte oficial do Ministério das Finanças de que Mário Centeno se referia a 5ª feira, e não a “hoje”)

O ministro das Finanças, Mário Centeno, diz que o processo de recapitalização da Caixa fica fechado nas próximas horas e que o Governo está “quase a fechar o negócio” na venda do Novo Banco. Em entrevista à Bloomberg TV, o responsável diz que a recapitalização fica fechada “hoje, precisamente” e que a partir de agora a Caixa terá o capital para lidar com os créditos ruinosos que estão no seu balanço. Fonte oficial do Ministério das Finanças explica, contudo, que o ministro das Finanças se enganou e se referia a 5ª feira.

O fecho da operação significa que o Estado irá injetar os 2,5 mil milhões de euros na Caixa, que também foi buscar 500 milhões de euros em dívida perpétua aos mercados (que saiu com um juro de quase 11%). Com a dupla injeção de capitais, a Caixa fica finalmente a cumprir os rácios de capital exigidos, algo que não acontece desde o início do ano (com autorização do supervisor).

Na entrevista à Bloomberg, Centeno diz que “há um ano havia várias instituições financeiras com problemas” e que, “uma a uma”, estas estão a ser resolvidas — incluindo o Novo Banco, cuja venda está “quase a ser fechada”, disse Centeno, evitando dar mais detalhes. Demonstrando a capacidade de atrair capitais estrangeiros, argumenta Mário Centeno, foi possível fazer uma “estabilização do setor financeiro”.

O ministro das Finanças sublinhou, também, a descida do défice para 2,1%, que “coloca o país em posição para sair do Procedimento por Défice Excessivo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR