As negociações do Reino Unido com a União Europeia serão “muito difíceis”, disse esta quinta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, ao seu homólogo português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No telefonema, Boris Johnson frisou igualmente que o Reino Unido valoriza muito a comunidade portuguesa residente naquele país.

Às 8h30, como estava combinado, recebi uma chamada telefónica do ministro Boris Johnson. Ele hoje [quinta-feira] fez questão de me ligar para dizer que o Reino Unido queria chegar a um acordo com a União Europeia e que contava com a participação de Portugal nesta negociação — que será muito difícil”, revelou Augusto Santos Silva à Agência Lusa.

Sobre o posicionamento do Governo nas negociações de saída do Reino Unidos da União Europeia, Santos Silva afirmou que Portugal está a “fazer relações no sentido de criar um clima positivo”. O chefe da diplomacia portuguesa disse ainda que Portugal e o Reino Unido são aliados históricos e a participação de Lisboa neste processo será ativa.

“Portugal tem relações muito próximas com o Reino Unido e, portanto, isto pode facilitar o processo negocial. Portugal participa ativamente em todos os processos da União Europeia e também estaremos ativos na negociação para o Brexit”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR