Ao som de Césaria Évora, o primeiro-ministro de Cabo Verde foi chamado a falar num evento do Congresso do PPE, na inciativa EPP Talks, em La Valeta, Malta. “Quem mostra bo es caminho longe?”, ouvia-se nas colunas enquanto Ulisses Correia e Silva se acomodava para falar. Em tom de brincadeira, conquistava pouco depois a sala repleta de europeístas: “Sei que é um dia triste para a Europa, porque o Reino Unido saiu, mas não seja por isso, nós entramos. Estamos in.” Cabo Verde é um país africano e por isso houve sorrisos por toda a sala, mas nem tudo é brincadeira: em breve, até euros vão poder circular em Cabo Verde.

Ulisses Correia e Silva falou em português, já que, com humildade, reconhecia não ter o suficiente domínio do Inglês para se exprimir da forma que queria. Humildade redobrada: foi o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Filipe Tavares, que foi fazendo a tradução, num tom profissional. Antes disso, Ulisses Correia e Silva ainda falou um pouco em inglês, mais uma vez captando a atenção da assistência, lembrando que dizem que todos os cabo-verdianos tocam um instrumento. It’s true. I play guitar. Luís [apontando para o ministro] play’s doors bells“. (“É verdade. Eu toco guitarra, o Luís toca às campainhas”).

Falando mais a sério, já fora da conferência, o primeiro-ministro de Cabo Verde lembra ao Observador que o país tem “há já algum tempo uma boa parceria com a União Europeia, construindo várias pontes“. E explica: “Começámos em 1998 com o PEC fixo do escudo em relação ao Euro, reconhecido pelo Ecofin, reduzimos ou eliminámos os riscos cambiais de transações com a Europa. Vamos implementar um programa de supressão de vistos para cidadãos da União Europeia. E temos um projeto de circulação do euro na economia cabo-verdiana. Vai-se suprimir assim mais uma barreira que é a da circulação monetária.”

Ulisses Correia e Silva diz, assim, que está “pronto para o in: é evidentemente que não somos um país europeu, e reconhecemos isso, mas as relações entre Cabo Verde e a União Europeia podem ir até onde for possível ir. Relativamente, não só a esta integração de espaços, mas Cabo Verde ter uma utilidade também dentro da região africana em que se insere, quer no domínio da estabilidade, da segurança, da promoção de valores comuns. Portanto, podemos ser úteis nesta ponte entre a Europa e África.”

Ulisses Correia e Silva falou ainda sobre a ida do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa ao país, entre 8 e 12 de abril: “Cabo Verde vai receber um grande amigo, que não é de hoje, que já foi a Cabo Verde várias vezes. Que tem relações muito estreitas. Vai ser um grande momento também da diplomacia e do estreitamento das relações ao mais alto nível, através do Presidente da República”.

O primeiro-ministro de Cabo Verde explicou ainda que o facto de ser presidente do MpD (Movimento para a Democracia), que é o partido homólogo do PSD naquele país, não afeta as relações com o atual Governo socialista de António Costa. Ulisses Correia e Silva destaca que “as relações são de Estado entre os Governos. O PSD e o CDS fazem parte da nossa família política, o PS tem também a sua família política. Temos boas relações institucionais, quer com o PSD, quer com o PS. Tranquilo. Nós fazemos a democracia funcionar quer do lado de Cabo Verde, quer do lado de Portugal.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR