O número é 25,138 milhões de euros. Será esse o impacto económico do jogo de sábado, entre Benfica e FC Porto, no estádio da Luz. As contas foram feitas pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM e a avalição resulta da soma das receitas diretas e indiretas.

De acordo com o IPAM, em termos de receitas diretas o impacto será de 4,118 milhões de euros e ao nível das receitas indiretas será qualquer coisa como 21,020 milhões de euros. Para calcular estes números foram analisados todos os potenciais beneficiários tanto das receitas diretas como indiretas, como é o caso dos próprios clubes, agências de publicidade, patrocinadores, empresas de apostas, canais de televisão, entre outros.

Segundo o documento, ao nível das receitas diretas estão os valores obtidos “pelas receitas de bilheteira do Estádio da Luz ou os direitos de transmissão assegurados pela Benfica TV”. As publicidades e ações promocionais no estádio ou ainda parte da segurança, que será assegurada por 600 elementos da PSP, também entram nas contas da receita direta. Já em termos de receitas indiretas os números são bem mais expressivos. Para os 21,020 milhões de euros calculados, contribui a publicidade, as assinaturas da Benfica TV, o aumento das vendas de jornais desportivos antes e depois do jogo, as apostas online ou ainda as deslocações dos adeptos.

Ao todo perfaz-se um valor que supera os 25 milhões de euros. O estudo revela ainda que o impacto económico apurado supera os valores avaliados em jogos semelhantes noutros anos, como é o caso de 2009 (19,5 milhões de euros) e 2015 (23,2 milhões de euros). Aos cerca de 65 mil adeptos que estarão presentes no estádio, somam-se, segundo o IPAM, uma audiência televisiva estimada quatro milhões de telespectadores. O jogo, que conta para a 27.ª jornada da I Liga de futebol, tem início às 20h30 de sábado no Estádio da Luz, em Lisboa.

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